Artigo

Qual é a origem da língua italiana?

História da língua italiana

O idioma italiano tem origem no latim, especialmente naquele falado pelos soldados e pelos povos colonizados no Império Romano – que era diferente do latim utilizado pela nobreza e das altas classes romanas.

O latim falado pelas camadas menos favorecidas da população à época foi o que mais resistiu à passagem do tempo, mantendo-se até a Idade Média.

No mencionado período da Idade Média, entretanto, no território italiano, não existia uma linguagem única, dado que cada região da Itália falava um dialeto local.

Entretanto, principalmente a partir da ascensão econômica da região da Toscana, especialmente da cidade de Florença,  é que a língua falada nessa região passou a ser referência para as demais localidades que hoje compõem a Itália que conhecemos.

Com a unificação da Itália, o idioma italiano, que teve forte origem no dialeto da Toscana, foi sendo conhecido e aprendido em todo o país – a Itália ainda possuía muitos dialetos próprios de cada localidade, que, por vezes, não eram compreensíveis entre si.

Não é possível dizer exatamente quando o latim passou a ser considerado na língua italiana, mas é notória a herança deixada pelo idioma na língua dos italianos.

Alguns fatos que contribuíram para a divulgação do italiano na nação foram a modernização e o acesso aos meios de comunicação, que utilizavam a língua italiana e eram transmitidos para todo o país.

Além disso, obras de autores importantes, como Dante Alighieri, tiveram também papel fundamental para firmar a língua italiana como aquela a ser utilizada por toda a população que habita o território do que hoje é a Itália.

A importância da língua italiana

Apesar de não ter tantos falantes como outras línguas que têm origem no latim, como o espanhol, o português e o francês, o italiano possui uma grande relevância no cenário internacional.

Além da Itália (que possui cerca de 59 milhões de habitantes), o italiano é falado também em parte da Suíça, no Vaticano e em diversos outros importantes locais.

Nesse sentido, há uma demanda relevante do ensino do italiano em todo o mundo, sendo que, saber falar a língua, pode ser um diferencial no mercado de trabalho.

A imigração italiana foi um grande fenômeno e, com isso, muitas comunidades de italianos existem ao redor do mundo. É importante citar, especialmente,  a numerosa quantidade de descendentes de italianos no Brasil, nos Estados Unidos, na Argentina e na Austrália.

Apesar de a maioria dos imigrantes italianos terem assimilado a cultura dos países, principalmente nas nações que também falam línguas derivadas do latim, como é o caso da Argentina e do Brasil, há comunidades que ainda preservam a língua italiana juntamente com outros aspectos da cultura do país europeu.

A língua italiana é também muito importante para a Igreja Católica, sendo frequentemente utilizada em espaços religiosos relevantes.

Desse modo, é possível entender o quanto a língua italiana é importante globalmente, sendo que, além da rica história, o idioma pode proporcionar boas oportunidades para o futuro, especialmente para quem deseja residir, trabalhar ou ter um negócio em território europeu.

Dialetos italianos no Brasil

Como dito, havia uma facilidade de que o imigrante italiano que chegava ao Brasil aprendesse a língua local, uma vez que o português possui semelhanças com o italiano, e ambos têm origem no latim.

Alguns dialetos italianos também passaram a coexistir em território brasileiro – alguns exemplos são os dialetos napolitano e lombardo.

A assimilação da língua portuguesa foi tornando-se cada vez maior e mais rápida com o tempo. Isso fez com que os dialetos falados pelos imigrantes italianos fossem sendo cada vez menos utilizados, o que resultou no desaparecimento de muitos dos mencionados dialetos.

O dialeto do Vêneto foi o mais preservado ao longo do tempo, especialmente nas áreas rurais da região Sul do Brasil, que tiveram colonização italiana.

Com a tendência de urbanização das cidades e a interação cada vez maior das novas gerações com os falantes de língua portuguesa, o dialeto originário do Vêneto tem sido ouvido cada vez menos no país.

Esforços para preservar o dialeto do Vêneto no Brasil

Há uma luta no sentido de preservar o dialeto do Vêneto, também chamado de Talian. A inserção do idioma nos currículos das escolas dos locais onde houve imigração em massa dos falantes do Talian tem sido uma boa estratégia para manter o dialeto na rotina de descendentes de italianos que vivem no Brasil.

Algo que demonstra a grande importância de preservar o dialeto italiano presente em território brasileiro é o fato de que muitas expressões que são ouvidas de descendentes de italianos no Brasil não existem mais na Itália. Portanto, entende-se que preservar o dialeto italiano é também proteger a história nacional do Brasil.

É preciso pontuar a importância de preservar os dialetos italianos no Brasil. Isso como maneira de manter a cultura italiana presente no cotidiano dos descendentes, fazendo com que esses possam ter um contato recorrente com os hábitos, costumes e expressões de seus antepassados.

Conclusões sobre a origem da língua italiana

A língua italiana teve uma origem repleta de história, tendo tido forte influência do latim. Na verdade, o idioma foi importante no processo de unificação da Itália, que hoje possui a língua como característica em comum da população local.

Além de um passado importante, a língua italiana é relevante também na atualidade e para o futuro. Por ser falada por milhões de pessoas, ela se destaca, por exemplo, no mercado de trabalho.

No Brasil, houve a existência de muitos dialetos italianos que chegaram com os imigrantes. Hoje, é preciso lutar para preservar a memória e a cultura de pessoas que tanto contribuíram com o país.