Artigo

10 curiosidades sobre a língua italiana

10 curiosidades sobre a língua italiana

 

 

1. O italiano deriva do latim

 

 

A língua italiana deriva do latim falado na Roma antiga por soldados, camponeses e habitantes das províncias. Dante Alighieri foi o primeiro a argumentar que o idioma cotidiano deveria substituir o latim literário, compreensível apenas para poucas pessoas,  escrevendo um tratado dedicado a esse tema, o "De vulgari eloquentia”.

 

2. Países onde o italiano é a língua oficial

 

Além da própria Itália, o italiano é a língua oficial dos estados do Vaticano e de São Marino, do Cantão de Ticino e da Ordem Soberana de Malta A língua italiana é uma das línguas oficiais da União Europeia e também tem status de língua das minorias em três países: Eslovênia, Croácia e Brasil.

 

3. O italiano não é o único idioma da Itália

 

Na Itália, por razões culturais e geográficas, não se fala apenas o italiano. No Vale de Aosta (Valle d’Aosta), a língua francesa é reconhecida como oficial, assim como o alemão e o ladino no Trentino-Alto Adige.

 

 

4. O documento oficial mais antigo escrito em italiano

 

Existem dois escritos competindo pelo direito de ser reconhecido como o documento mais antigo escrito em língua italiana. São a escritura notarial Placito Capuano de 960 e a inscrição da catacumba de Commodilla que remonta ao século VI ou IX e é, segundo alguns estudiosos, o conselho de não revelar os segredos em voz alta.

 

5. O italiano é a quarta língua mais estudada no mundo

 

Esse dado é impressionante dado o tamanho relativamente pequeno do país. De acordo com a BBC, aprender o idioma italiano não é uma tarefa impossível, pois a leitura é da forma que se escreve, a pronúncia é clara e o vocabulário é semelhante a outras línguas de origem latina.

 

6. Os dialetos

 

Na Itália são falados tantos dialetos que, de acordo com a Enciclopédia Treccani, é até difícil contá-los. Por esta razão, os cientistas ainda estão debatendo se devem considerar os dialetos como tal ou como idiomas por direito próprio.

 

7. Parente de outros idiomas

 

Por ser uma língua vinda do latim, o italiano tem parentes próximos. Seu vocabulário é 89% compartilhado com o francês, 88% com o catalão, 85% com a língua sarda, 82% com espanhol e português e 77% com o romeno.

 

8. Unificação da Itália

 

Quando a Itália foi unificada em 1861, apenas 2,5% da população sabia falar a língua italiana – todos falavam suas línguas regionais. Porém, isso é coisa do passado, estima-se que atualmente apenas 5% da população utiliza exclusivamente ou predominantemente sua língua regional, ou dialeto.

9. Italiano nos Estados Unidos

 

Pouco mais de um milhão de pessoas falam italiano nos Estados Unidos, embora o número de americanos com raízes italianas seja muito maior, em torno de 17 milhões.

 

10. Preciso falar italiano para reconhecer minha cidadania?

 

O reconhecimento de cidadania não exige que você fale italiano, pois o reconhecimento se da pela prova de documentos de nascimento casamento que compõe sua linha.

 

Você tem vontade de aprender o italiano? Para isso, não existe melhor caminho que morar na Itália, certo?

 

Inicie seu processo de Cidadania e conquiste o privilégio de morar legalmente no país!

 

A Simonato te ajuda em todas as fases do processo.

 

Fale conosco!