Artigo

Melhores cidades do interior da Itália

Melhores cidades do interior da Itália

A Itália é um país que conta com muitas oportunidades e lugares incríveis para visitação. Para escolher melhor onde visitar ou residir, é interessante conhecer as melhores cidades do interior da Itália.

Em geral, as pessoas costumam olhar para os grandes centros quando pensam em visitar a Itália ou morar por lá. Porém, as menores cidades também podem ser lugares para oportunidades.

Quando se pensa na Itália, em geral, o que vem à mente são as paisagens de Roma, Milão, Veneza, Palermo e outras grandes cidades.

Entretanto, as cidades do interior também podem proporcionar ótimas experiências aos visitantes e futuros moradores do país.

Os custos nas comunes do interior da Itália costumam ser bem menores em comparação às grandes cidades do país.

Além disso, a qualidade de vida é alta em várias cidades pequenas localizadas nas distintas regiões da Itália.

Além de aconchegantes, muitas cidades do interior da Itália oferecem tranquilidade, segurança e boas oportunidades de trabalho.

Confira a seguir ótimas cidades do interior da Itália.

Aosta - cidade do interior da Itália

A cidade de Aosta, integrante da região do Valle D’Aosta, possui cerca de 35 (trinta e cinco) mil habitantes.

Ela está localizada muito próximo às fronteiras com a França e a Suíça, o que acabou por influenciar na língua local: os moradores da cidade costumam falar as línguas italiana e francesa.

É considerada por muitos como a melhor cidade da Itália para residir. A proximidade com a França e com a Suíça confere maior variedade de oportunidades aos moradores de Aosta.

Outro ponto interessante é que na região é possível encontrar um custo de vida intermediário, embora seja possível obter ótimos ganhos salariais por lá, especialmente caso a pessoa trabalhe na Suíça, que possui moeda muito valorizada.

A cidade e suas redondezas também possuem boas atrações turísticas, como o Teatro Romano e o Parco Nazionale Gran Paradiso. Há uma significativa incidência de parques na região.

Urbino

Indo agora à Região Central da Itália, é lá que está Urbino, na região de Marcas. Urbino é uma comune com cerca de 13 (treze) mil habitantes.

Apesar de não ser tão populosa como as cidades mais conhecidas da Itália, Urbino é um pólo educacional e possui significativa história.

Seus atrativos turísticos são, principalmente, o Centro Histórico da cidade, que é patrimônio da humanidade reconhecido pela Unesco e há também oratórios que podem ser visitados por lá.

Amalfi

Localizada no Sul da Itália, na região da Campânia, a comune de Amalfi é um lugar paradisíaco, fazendo parte do roteiro turístico de muitas pessoas que visitam o interior da Itália.

A população da cidade é de cerca de 5 (cinco) mil habitantes. No entanto, há muitas oportunidades de trabalho, especialmente no turismo.

Desse modo, é possível viver em Alfi e trabalhar na localidade. Ademais, a qualidade de vida por lá é alta. Amalfi costuma figurar entre os lugares indicados para levar uma boa vida na Itália.

Confira dicas de cidades para trabalhar na Itália, clicando aqui.

Belluno

Na parte Noroeste da Itália, destaca-se a cidade de Belluno, integrante da região do Vêneto.

A cidade de Belluno possui cerca de 35 (trinta e cinco) mil habitantes e está localizada em um ponto estratégico da região do Vêneto, próximo, inclusive, à famosa Veneza.

Belluno se localiza próximo das montanhas das Dolomitas, sendo possível avistá-las da cidade, o que confere o visual esplêndido à comune.

Por sua localização geográfica ser privilegiada, é possível morar em Belluno e trabalhar em outras cidades da região do Vêneto.

A qualidade de vida é considerada como um fator positivo da cidade, sendo aproveitada por seus moradores e visitantes.

Confira dicas de algumas das melhores cidades para morar na Itália, clicando aqui.

Obtenção da cidadania italiana - Processo judicial

Para quem está pensando em morar na Itália, é importante saber se possui direito à cidadania italiana em razão da descendência de um antepassado proveniente do país europeu.

A cidadania italiana confere uma série de direitos ao cidadão e será muito útil para obter boas oportunidades na Itália e em diversos outros países.

Uma via possível para obter a cidadania italiana é por meio de um processo judicial que tramitará na Itália.

O tempo de espera para a conclusão do processo gira em torno de 2 (dois) anos e os custos envolvidos ficam por volta de R$ 10.000,00 (dez mil reais) a R$ 30.000,00 (trinta mil reais).

É necessária a contratação de um advogado para protocolar e acompanhar a ação perante a justiça italiana. Ademais, o interessado deve reunir toda a documentação pertinente para esse pedido. Entenda mais sobre a busca de documentos para a cidadania italiana, clicando aqui.

Confira dicas de quais as melhores comunes para fazer a cidadania italiana, clicando aqui.

Processo judicial - via materna

Em relação ao pedido de obtenção da cidadania italiana pela via materna é necessário observar alguns detalhes.

Ocorre que caso o seu antepassado italiano seja uma mulher e ela tenha tido o filho antes de 01/01/1948, a via judicial passa a ser obrigatória para o pedido.

Antes da Constituição Italiana de 1948, havia a Lei Nº 555 de 1912 que vigorava na Itália estabelecendo que apenas os homens italianos transmitiriam a descendência para os filhos e que a mulher italiana que casasse com um estrangeiro perderia a cidadania.

Com a Constituição de 1948 na Itália e outras leis supervenientes, que estabeleciam a igualdade de direitos, a Suprema Corte da Itália declarou inconstitucionais os dispositivos que estabeleciam tratamento desigual na transmissão da cidadania pela mulher.

Desse modo, em virtude da desigualdade que foi estabelecida em 1912 é que se faz necessária a via judicial para apreciação do pedido nos casos de transmissão da descendência pela via materna.

Caso o antepassado do interessado tenha sido um homem italiano, portanto, é possível ingressar pela via judicial, mas também pelas outras formas possíveis, como administrativamente na Itália ou no Consulado.

O processo de obtenção da cidadania italiana pode não ser tão simples de ser realizado por alguém que não possui experiência e não conhece os trâmites correlatos.

Portanto, considere a possibilidade de contratar uma assessoria para te auxiliar no processo. A Simonato Cidadania é uma empresa sólida que já ajudou várias pessoas a obterem a cidadania italiana. Conheça mais sobre o trabalho da Simonato Cidadania!