Artigo

As 5 melhores cidades para você morar na Itália

As 5 melhores cidades para você morar na Itália

 

Planeja se mudar para a Itália mas não sabe qual cidade escolher, dentre tantas opções?

Hoje você vai conhecer as 5 cidades consideradas como as melhores para se viver por lá, de acordo com o ranking realizado anualmente pelo jornal de Milão Il Sole 24 ore.

Siga a leitura e prepare-se para encontrar seu próximo lar!

 

———————————

 

 

 O jornal de Milão Il Sole 24 ore realiza anualmente uma pesquisa sobre opções de moradia na Itália,  determinando como requisitos principais para a avaliação:

 

- Serviços prestados: nesse item são considerados serviços prestados de todos os tipos. Desde serviços relacionados a saúde, qualidade da cobertura de banda larga para internet, telefonia móvel, entre outros;

- Ambiente: nesse quesito são avaliados o clima da cidade, qualidade ambiental, áreas verdes, tudo relacionado ao meio-ambiente e sua preservação;

- Negócios: A pesquisa considera o número de empresas registradas, número de postos de trabalho, exportação, número de jovens em postos de trabalho, PIB;

- População: nesse quesito a pesquisa considera informações importantes sobre a população, além das informações financeiras, como expectativa de vida, volume de casamentos e divórcios, número de anos que o cidadão estuda;

- Lazer e entretenimento: O que a cidade oferece para as pessoas fazerem em seu tempo livre? Tem cinema, teatro, shows, atividades ao ar livre e gratuitas, restaurantes. Ainda entra aqui o volume de dinheiro gasto nessas atividades pelos turistas que visitam a cidade;

- Ordem Pública: a pesquisa quer saber como está a ordem pública na cidade. Se tem muito assalto, violência, fraudes – incluindo as de informática;

- Padrão de vida: por fim, a pesquisa considera o rendimento per capita, consumo familiar, gasto com viagens ao exterior, custo do metro quadrado de um imóvel.

 

Veja a seguir as 5 melhores cidades para se morar na Itália, de acordo com a pesquisa realizada em 2021.

 

1. Trieste

 

 

Trieste é a capital da região Friuli-Venezia-Giulia, localizada no norte da Itália. É uma cidade histórica, anexada à Itália após a Primeira Guerra Mundial.

Apresenta os maiores índices de opções de lazer e atividades culturais dentre todas as cidades avaliadas. Sua tradição literária, por exemplo, é harmonizada com os cafés em estilo austríaco, que abrigaram como clientes intelectuais, escritores e políticos da cidade. Há uma grande mistura de costumes e culturas, o que pode ser explicado pela proximidade com a Áustria e a Eslovênia.

Trieste é, também, uma cidade-modelo para os negócios e para as atividades empresariais. Abriga um considerável número de start-ups e é a segunda cidade da Itália com a menor diferença salarial entre homens e mulheres.

Acidade apresenta um custo proporcional à qualidade de vida e à segurança, sendo consideravelmente cara para se morar.

 

2. Milão

 

Capital financeira do país, Milão possui 1,4 milhão de habitantes, alta qualidade devida, importantes indústrias, serviços de qualidade e dois dos mais importantes aeroportos da Itália.

A capital da região da Lombardia, ao norte da Itália, é ideal para quem deseja viverem uma metrópole e possuir oportunidades em diversos setores, inclusive na busca de empregos.

A vasta lista de benefícios - segurança, oportunidades, boa oferta de serviços e oferta de atividades culturais faz com que o custo de vida na cidade seja um dos mais altos de todo o país.

 

3. Trento

 

Acidade de Trento, com os seus mais de 500 mil habitantes, se encontra na região de Trentino-Alto Adige e, assim como Trieste, passou a integrar a Itália somente depois da Primeira Guerra Mundial.

Acidade oferece alta qualidade de vida, serviços de qualidade, limpeza exemplar e alto nível da educação. As atividades de agricultura e indústria são as principais desenvolvidas dentro da economia de Trento. 

Uma grande vantagem da cidade é que a alta qualidade de vida é combinada com um médio custo de vida, o que não acontece na cidade de Milão, por exemplo.

 

4. Aosta

 

Aosta possui mais de 120 mil habitantes e se localiza na região norte da Itália.

Assim como outras cidadezinhas localizadas ao seu redor, é fortemente influenciada pela França por motivos geográficos, sendo oficialmente bilíngue: o italiano e o francês são considerados os seus idiomas oficiais.

A região do Valle d’Aosta é caracterizada por possuir grandes quantidades de recursos financeiros, boa administração e excelente oferta de serviços, além de muita segurança e educação de alto nível para os seus habitantes.

Com tantos benefícios, o custo de vida da cidade surpreende positivamente, já que não é tão alto ao ser comparado com optas cidades da região norte. Muitos brasileiros têm investido em Aosta como seu próximo lar.

 

5. Bolzano

  

Acidade de Bolzano possui 500 mil habitantes e é a capital da região do Trentino-Alto Ádige, considerada uma das cidades mais desenvolvidas e ricas daItália.

Localiza-se próxima à fronteira com a Suíça e a Áustria, o que explica sua característica bilíngue: italiano e alemão são considerados idiomas oficiais.

Assim como boa parte das cidades mais importantes da região norte da Itália, a economia de Bolzano é baseada no comércio e nas atividades industriais.

Acidade oferece alta qualidade de vida, limpeza exemplar, excelentes ofertas de serviços públicos e muita segurança. Isso faz com que seu custo de vida seja muito alto, um dos maiores do país.

Já conhecia essas 5 cidades da Itália? Onde você gostaria de morar?

Veja nosso vídeo sobre - Posso morar em qualquer país da Europa?

 

 

 Não vê a hora de fazer sua cidadania para morar na Itália ?

 

Entre em contato conosco!!