Artigo

Como trabalhar na Itália sendo brasileiro?

Como trabalhar na Itália sendo brasileiro?

A Itália é um país que, apesar de algumas dificuldades locais, pode proporcionar oportunidades de emprego para brasileiros.


Então se você se mudou para a Itália e busca mais informações sobre o mercado italiano, você está no artigo certo. Isso pode até te ajudar a entender o custo de vida do outro lado do oceano. Entenda como a seguir. 

O mercado de trabalho na Itália

A Itália não é exatamente o país europeu onde há as maiores oportunidades de trabalho. O país, historicamente, enfrenta desafios na área do trabalho, especialmente em virtude da taxa significativa de desemprego. Além disso, recentemente, ocorreu uma precarização das relações trabalhistas no país.


Contudo, é possível encontrar trabalho na Itália sendo brasileiro. O país europeu pode oferecer bons salários, principalmente em comparação ao Brasil. Como é notório, na Itália, a moeda – que é o euro – é bastante valorizada em relação ao real brasileiro. Ademais, na nação italiana, há a carência de profissionais de algumas áreas e setores, sendo que tais vagas podem ser preenchidas por um estrangeiro.


Outrossim, para o brasileiro que é descendente de italianos e tem a chance de pedir a cidadania da Itália, as possibilidades se tornam ainda maiores e mais numerosas. Isso será visto adiante.

Trabalho na Itália para o brasileiro que não possui cidadania europeia e não é descendente de italianos

O brasileiro que deseja permanecer na Itália por um prazo superior aos 90  dias, que são concedidos a título de turismo, deve providenciar junto às autoridades competentes o seu visto e sua autorização de residência (Permesso di Soggiorno).


Os processos são burocráticos e a autorização em geral possui um prazo determinado, sendo que, para trabalho, costuma ser de até 24 meses. Além disso, é desejável que a pessoa possua um empregador em território italiano que a ajudará na formalização de todo o processo.


Desse modo, vê-se dificuldades para quem deseja trabalhar na Itália e não é cidadão europeu. Isso acontece porque a jornada para a obtenção da regularidade no país pode ser lenta e com custos significados.


Contudo, a possibilidade de cumprir os trâmites e obter a estadia legal no país para brasileiros continua a existir. É importante ressaltar que a legalidade é sempre recomendada. Isso tendo em virtude a série de problemas que estar ilegal na Itália pode causar ao imigrante, especialmente exploração nas relações de trabalho.

Trabalho na Itália para brasileiros que têm cidadania italiana

Caso o brasileiro seja descendente de italianos e deseje laborar na Itália, é importante que ele esteja atento à possibilidade de solicitar a cidadania italiana. Tal pedido pode ser decisivo para que ele tenha maiores facilidades no mencionado país europeu.


O brasileiro que adquire a cidadania italiana passa a ter os mesmos direitos e garantias que o cidadão italiano que nasceu na Itália. Assim, quem opta por fazer o processo de obtenção da cidadania poderá concorrer em boas condições com os demais italianos que se candidatarem a uma vaga de emprego no país.


Não existe, atualmente, um limite de geração para que alguém consiga obter a cidadania italiana a partir da descendência de um antepassado. Portanto, caso você tenha um bisavó ou outra pessoa na sua árvore genealógica que seja italiano ou descendente, considere ingressar com o pedido de cidadania. A cidadania abrirá muitas portas para alguém que pense em trabalhar na Itália.


Além disso, é importante pontuar que a cidadania italiana facilita a conquista de empregos não só na Itália, mas em vários países que formam a União Europeia. Portanto, caso o objetivo seja trabalhar no exterior e especialmente na Europa, é interessante pesquisar mais e buscar a cidadania italiana, detectado o direito a ela.

Profissões para as quais os brasileiros são contratados na Itália


Apesar de o desemprego ser uma questão delicada na Itália, há muitas áreas de trabalho em que a demanda sempre existe. Por isso, a partir das oportunidades que são recorrentes, os italianos podem contratar brasileiros que se disponibilizem a preencher tais vagas. Isso pode te ajudar bastante a conseguir um emprego e morar na Itália, inclusive com visto para trabalhar na Itália.


Algumas das profissões que não exigem diploma de faculdade são: mecânico, padeiro, garçom, costureiro, cozinheiro, encanador, marceneiro, barman e atendente de bar. O brasileiro que estiver interessado em atuar nessas áreas pode começar a buscar emprego ainda quando estiver no Brasil. Tudo a partir de amigos ou conhecidos e por meio de sites de emprego italianos.


Para as pessoas que possuem curso superior, há áreas que estão com ótimas perspectivas de emprego e crescimento na Itália. Algumas profissões que podemos destacar são: profissionais de tecnologia da informação e engenheiro de software. Também vale comentar sobre professores de ciências exatas (como física e matemática), professores de inglês e cientista de dados.


As profissões mais requisitadas mudam com o tempo e conforme as necessidades e demandas da população. Portanto, é preciso estar atento às tendências de emprego na Itália para aproveitar boas oportunidades.

Conclusão e dicas sobre trabalho na Itália para brasileiros


Como dito, o mercado de trabalho na italiano é desafiador e possui dificuldades a serem superadas. Entretanto, com o planejamento adequado, o brasileiro na Itália pode encaixar-se bem em um emprego e receber em euro. Ser um profissional diferenciado e que está em constante atualização é algo que proporciona destaque em qualquer lugar do mundo, não sendo diferente na Itália.


É recomendado que a pessoa interessada busque com antecedência conhecer as demandas de trabalho em território italiano e as chances de obter o trabalho. Além disso, é sempre interessante estudar e desenvolver habilidades para que tenha mais oportunidades.


Saber falar a língua italiana é também muito importante, visto que a comunicação com os locais é bastante relevante no trabalho. Se o brasileiro souber falar inglês, tal fato poderá ser também um diferencial. Isso abre portas para o sonhado emprego na Itália ou até em outro país próximo.


Entretanto, a maior dica a ser dada é que o indivíduo busque saber a respeito do seu direito de solicitar a cidadania italiana. Ser cidadão italiano o colocará em situação bem mais igualitária em acesso a trabalhos na Itália e no continente europeu. Isso pode facilitar bastante também a sua permanência no país enquanto consegue um emprego.

Desse modo, caso possua algum parente que seja italiano ou descendente, tente diligenciar a respeito da possibilidade e do seu direito à cidadania. Obter o trabalho na Itália será algo mais fácil de alcançar com o passaporte europeu em mãos.