Artigo

Como se dividem os estados da Itália?

A Itália é um país diverso que possui lugares diferentes em si e únicos. Entenda como se dividem os estados da Itália e suas especificidades!

Conhecer os estados da Itália é uma curiosidade de muitas pessoas que pretendem visitar o país europeu. Nesse sentido, as pessoas desejam conhecer as peculiaridades locais e de cada lugar.

Na verdade, primeiro é preciso pontuar que a divisão do território italiano não acontece em estados como é visto no Brasil.

A Itália é dividida em regiões e as regiões em províncias. As províncias ainda se dividem em comunes.

As regiões seriam, a título de comparação e exemplo, como os estados no Brasil e as comunes como os municípios.

Ainda, saiba como o fato de você conhecer bem a Itália geograficamente pode te ajudar no processo de obtenção da cidadania italiana.

Regiões e estados da Itália

As regiões da Itália são divididas em 5 (cinco) grandes grupos: Itália Noroestina, Itália Nordestina, Itália Central, Itália Meridional e Itália Insular.

Na Itália Noroestina temos as seguintes regiões: Ligúria, Lombardia, Piemonte e Vale de Aosta.

Algumas províncias bastante conhecidas da Itália Noroestina são: Milão, Turim e Bérgamo.

Já na Itália Nordestina, há o agrupamento das regiões a seguir: Emília-Romanha, Friul-Venécia Júlia, Trentino Alto-Ádige e Vêneto.

Podemos citar como províncias famosas da região as seguintes: Veneza, Trento, Bolonha e Modena.

A Itália Central congrega as regiões: Lácio, Marcas, Toscana e Úmbria.

As províncias a seguir são algumas das mais conhecidas da região: Roma, Florença e Pesaro.

Da Itália Meridional fazem parte as seguintes regiões: Abruzos, Apúlia, Basilicata, Calábria, Campânia e Molise.

São províncias conhecidas: Nápoles, Áquila e Bari.

Na Itália Insular há como integrantes as regiões da Sardenha e da Sicília.

Algumas províncias conhecidas são: Palermo e Siracusa.

Há grandes diferenças entre as regiões da Itália em diversos aspectos. Por exemplo, nas regiões mais ao Norte o clima é mais frio e há áreas muito industrializadas, já as regiões mais ao Sul têm clima mais quente e há grande potencial para o turismo, com praias belíssimas.

Busca e pesquisa genealógica

Conhecer os estados da Itália pode ser estratégico também para o descendente de italianos que pretende iniciar seu processo de cidadania.

Inicialmente, é preciso que você diligencie no sentido de montar sua árvore genealógica para identificar os parentes italianos.

Montando sua árvore genealógica, você deverá anotar datas referentes a nascimento, óbito, casamento, batismo e outras datas relevantes.

É a partir da identificação das datas que você poderá garantir mais facilidade na busca pelos documentos de seu antepassado italiano.

Caso você e seus familiares não possuam os documentos de seu antepassado italiano, é possível realizar a busca inclusive no território italiano.

Desse modo, a determinação da comune de origem do seu antepassado poderá ser importante para conseguir os documentos. É por isso que conhecer bem geograficamente a Itália pode ser relevante ao interessado.

Caso você não possa diligenciar diretamente na Itália em busca dos documentos, é possível contratar uma assessoria para realizar esse serviço.

A Simonato Cidadania é uma empresa experiente que atua na área e oferece o serviço de busca de documentos. Saiba mais sobre o procedimento de busca dos documentos clicando aqui. Para conhecer melhor o processo de busca de certidões, clique aqui.

Processo judicial para obtenção da cidadania italiana

Iniciar o processo judicial é uma das vias possíveis para conseguir reconhecer sua cidadania italiana e aproveitar os benefícios decorrentes.

O processo pela via judicial costuma durar, em média, 2 (dois) anos, sendo considerado um tempo de espera médio, principalmente quando comparado com as outras vias: administrativa na Itália (célere) e pedido no Consulado (longa espera).

O custo aproximado para a realização do processo judicial de cidadania italiana varia entre R$ 10.000,00 (dez mil reais) e R$ 30.000,00 (trinta mil reais).

Para realizar o processo, é imprescindível a contratação de um advogado, que é o profissional que pode postular perante a justiça italiana a respeito do pedido de cidadania italiana do interessado.

Ademais, é necessário também que o interessado reúna a documentação necessária para instruir o pedido, que é aquela que irá comprovar sua descendência italiana e direito à cidadania.

Entre os documentos necessários estão: certidões que demonstrem a sua descendência italiana, certidão negativa de naturalização do seu antepassado italiano e certidão de nascimento ou batismo do antepassado da Itália.

Escolher o processo judicial pode ser uma boa opção, especialmente caso a pessoa não tenha disponibilidade de morar por alguns meses na Itália para fazer a solicitação pela via administrativa.

Melhores comunes para obter a cidadania

Caso a pessoa opte pelo processo administrativo para obter a cidadania italiana, a comune onde o procedimento será realizado poderá afetar bastante o tempo de espera e conclusão do pedido.

O interessado dará entrada no processo perante as autoridades municipais, em um órgão que corresponderia à prefeitura, exemplificando em relação ao Brasil.

Desse modo, é preciso ponderar o que geralmente ocorre na tramitação dos procedimentos perante as prefeituras das comunes.

O que se observa é que, em geral, as comunes grandes, populosas e turísticas possuem um tempo de espera alto para conclusão do processo, em razão da alta demanda.

Ao mesmo tempo, as comunes pequenas também podem apresentar alto tempo de espera para conclusão do processo, pois costumam ter um pequeno número de funcionários, tornando o procedimento mais demorado.

O melhor desempenho na conclusão desse tipo de procedimento ocorre nas comunes médias. Portanto, são os órgãos localizados nessas comunes intermediárias que costumam apresentar maior eficiência na resposta ao pedido do interessado na cidadania.

Entenda melhor sobre o processo administrativo de reconhecimento da cidadania italiana morando na Itália clicando aqui

Conclusão

Reconhecer sua cidadania italiana é um processo que vale a pena, considerando os benefícios que possuir a nacionalidade da Itália proporciona. No entanto, o procedimento não é tão simples e pode ser interessante conhecer os estados da Itália.

Contudo, contar com uma assessoria experiente como a Simonato Cidadania pode fazer toda a diferença em sua jornada rumo à nacionalidade italiana.

Saiba qual o melhor formato para tirar a cidadania italiana em 2023 clicando aqui.