Artigo

Tenho sobrenome italiano posso morar na Itália?

Você já se perguntou se pode morar na Itália tendo sobrenome italiano? E se você não tiver, mas souber que tem descendência italiana, ainda pode viver no país? Sabe como montar a sua árvore genealógica e descobrir exatamente quais são os seus direitos familiares?

Sabemos que este assunto gera muitas dúvidas e pode ser confuso de entender. Por isso, fizemos este artigo para explicar de forma bem simples e direta como funciona a cidadania italiana, tendo ou não um sobrenome que relaciona você ao país.

Você sabe reconhecer se o seu sobrenome é italiano?

Primeiramente, se você não sabe por onde começar, pesquise se o seu sobrenome tem procedência italiana. Ele pode ser exatamente igual ao sobrenome original do país, como “Rocci”, por exemplo, ou pode ter passado por alguma modificação ou aportuguesamento. Esse é o caso do sobrenome “Bonato”, que perdeu uma das letras “t” no Brasil.

Você pode fazer uma busca no Google sobre a origem dos seus sobrenomes. Se algum deles tiver origem italiana, existe grande chance de você ter direito à cidadania do país.

Mas é preciso analisar o seu caso para descobrir mais informações sobre o seu parente imigrante.

É possível ser descendente sem ter o sobrenome italiano?

Também queremos ressaltar que sim, você pode ser descendente sem ter um sobrenome italiano.

Ou seja, mesmo que todos os seus sobrenomes não tenham relação com a Itália, você pode tirar a sua cidadania. O que importa é comprovar a relação de parentesco com um descendente italiano. Os sobrenomes se modificam com o tempo e não representam nada do ponto de vista legal neste caso.

O benefício do sobrenome italiano é que ele funciona como um indicativo de que algum parente  seu provavelmente se casou com um italiano e que você pode ter direito à cidadania.

Isso é mais difícil de identificar quando você não tem esse sobrenome e nem parentes idosos que possam auxiliar você a montar a sua árvore genealógica.

Se não tenho sobrenome italiano, posso morar na Itália?

Diante de tudo o que falamos, você pode não ter sobrenome italiano e morar no país. Para isso, será necessário reunir alguns documentos que comprovem a sua descendência.

Essa documentação engloba a certidão de nascimento, casamento e óbito de toda a linhagem até chegar ao italiano da família.

Por exemplo, se o parentesco italiano é pelo seu bisavô paterno, você precisa das certidões dele, do seu avô, do seu pai e das suas. Ou seja, deve reunir os documentos de todas as pessoas diretamente ligadas nesse lado da árvore genealógica.

Além disso, existe uma outra documentação do próprio italiano que você precisa emitir, é a Certidão Negativa de Naturalização. Isso comprova que ele não se tornou cidadão brasileiro. Só assim você conseguirá dar entrada na sua cidadania italiana.  

Como tirar a cidadania italiana sem ter sobrenome italiano

Existem três formas de tirar a cidadania, independente de ter algum sobrenome italiano.

Via administrativa

Você pode fazer isso pela via administrativa, indo para a Itália, para fazer o procedimento lá. Porém, as pessoas que escolhem essa via precisam viver na Itália enquanto o processo acontece.

Isso torna essa alternativa inviável para a maioria das pessoas que não podem se ausentar do Brasil por muito tempo ou que não têm condição financeira para isso, visto que acaba sendo caro.

Via consulado

A segunda opção é tirar a cidadania italiana por meio de um dos consulados do país no Brasil. Essa alternativa é exatamente o contrário da via administrativa. Ela é a opção mais barata dentre as existentes, porém tem um longo prazo de espera para o processo ser finalizado.

A fila no consulado dura muitos anos e você pode demorar de 7 a 14 anos para ser reconhecido como cidadão europeu.

Essa demora  também torna essa opção inviável para muitas pessoas porque elas têm planos de usufruir dos benefícios de serem italianas em curto prazo.

Via judicial

Diante disso, optam pela terceira via, que é a que nós recomendamos: a cidadania italiana via tribunal.

Neste cenário, você contrata um advogado italiano para dar entrada no procedimento diretamente na Itália.

Um dos principais benefícios dessa opção é que você não precisa ir até a Itália, podendo ficar no Brasil durante todo o processo.

Além disso, o prazo de espera, nesse caso, é de até um ano ou menos, já que os processos hoje são feitos nos tribunais da província como falamos nesse artigo do blog “ As novas regras para os processos de Reconhecimento de Cidadania via Tribunais Italianos”.

Ou seja, é uma alternativa bem mais rápida do que pelo consulado e bem mais viável do que ir até a Itália.

E você ainda pode contratar uma assessoria como a da Simonato para auxiliar você em todo esse procedimento. Isso engloba desde a busca das certidões que comprovam a sua descendência até a contratação dos advogados italianos e o acompanhamento de todo o processo.


Principais considerações

Fizemos este artigo para ajudar a responder essa dúvida tão comum: tenho sobrenome italiano, posso morar na Itália?

Agora você já sabe que a descendência não tem relação com o sobrenome, pois ele é apenas um indicativo de que você tem algum parente italiano em sua árvore genealógica.

Ou seja, você pode sim conseguir a sua cidadania e morar na Itália mesmo sem ter algum sobrenome do país, para isso basta comprovar a descendência reunindo a documentação necessária.

Por fim, lembre-se de que existem três vias possíveis para tirar a sua cidadania italiana e nós recomendamos a via por tribunal porque ela tem um prazo de espera de até dois anos, você pode permanecer no Brasil durante todo o processo e ainda pode contratar uma assessoria para te ajudar com toda a burocracia envolvida.