Artigo

Sobrenomes italianos que foram aportuguesados

Nem todo mundo sabe, mas muitos sobrenomes italianos foram aportuguesados e se assemelham aos nomes que temos no Brasil.

Esse fato confunde um pouco as pessoas, principalmente aquelas que têm descendência italiana, mas não encontram evidências disso em seus sobrenomes.

Conhecer melhor quais palavras se encaixam nessa lista pode, inclusive, ajudar pessoas que nem sabiam da descendência a entender melhor suas árvores genealógicas e encontrar familiares italianos durante a pesquisa.

A boa notícia é que, na Itália, para o reconhecimento da cidadania italiana não há limite de geração, pois a comprovação é feita através da composição dos documentos que contam a história da descendência.

Para esclarecer essas questões e tirar outras dúvidas sobre os sobrenomes italianos, criamos este artigo.

Então, aproveite as nossas dicas e entre em contato com a Simonato para que nós possamos auxiliar você.

Você sabia que o seu sobrenome pode ser italiano?

Primeiramente, muitos sobrenomes que não parecem italianos, na verdade são.

Ao longo dos anos, as palavras sofreram algumas modificações, inclusive feitas por erros no momento de registro de um nome no cartório.

É importante entender que a imigração italiana aconteceu das regiões mais pobres da Itália, trazendo, assim, imigrantes que por muitas vezes não sabiam ler nem escrever.

Muitas vezes, um nome que era com dois “t”, acabou perdendo um deles. Em outros casos, pela fonética , um “ch” em uma palavra foi substituído por um “q”. Tudo para que a pronúncia faça sentido de acordo com a língua portuguesa.

Para ajudar você a identificar se o seu caso se enquadra nisso, fizemos uma lista com alguns dos sobrenomes mais comuns que foram aportuguesados. Confira abaixo:

·   Lombardi

·   Costa

·   Giordano

·   Marino

·   Colombo

·   Russo

·   Rossi

·   Ferrari

·   Bianchi

·   Branco

·   Ferrara

·   Conti

·   Fiore

·   Marinho

·   Mariani

·   Villa

·   Palermo

·   Guerra

·   Rubino

Podemos observar certa semelhança entre alguns desses nomes, como é o caso de “Ferrari” e “Ferrara”. Isso é um indício do que comentamos anteriormente, de como os nomes foram mudando com o tempo e vários deles provêm de uma mesma palavra original.

Precisamos corrigir os erros dos sobrenomes?

Se você pretende tirar a sua cidadania italiana, precisará sim corrigir os erros dos sobrenomes italianos, salvo algumas exceções.

Quando os nomes são iguais, os juízes conseguem comprovar de forma muito mais rápida e assertiva a relação de parentesco.

Mas é importante entender que a correção dos erros é o que garante um nível de sucesso maior para seu processo.

Nós recomendamos a contratação de uma assessoria que seja especialista em cidadania italiana para ajudar você a analisar o seu caso e orientar se a correção dos erros dos sobrenomes é necessária ou não.

Você pode contar com a Simonato para isso, pois já trabalhamos há 7 anos neste mercado.

Nós temos ampla experiência com o processo de cidadania, auxiliando mais de 1.900 brasileiros a serem reconhecidos, também, como cidadãos europeus.

Você sabia que não é preciso ter o sobrenome italiano para ter direito ao reconhecimento da cidadania italiana?

Essa questão pode ter pego você de surpresa. Muitas pessoas não sabem, mas você não precisa obrigatoriamente ter sobrenome italiano para conseguir o direito ao reconhecimento da cidadania.

O que importa é a sua descendência. Ou seja, se você conseguir comprovar que tem algum antepassado italiano, mesmo que não carregue o seu sobrenome, pode conseguir a cidadania. Explicamos melhor esse tema neste vídeo do nosso canal.

Muitas pessoas modificaram seus nomes ao longo dos anos. Isso pode acontecer em um casamento ou em troca de nome social, por exemplo.

Por isso, levar em consideração apenas o sobrenome da pessoa em um processo de cidadania, não é o essencial.

Por um lado, é bem mais fácil identificar que você tem um antepassado italiano quando possui o mesmo sobrenome.

Mesmo assim, se você tiver conhecimento da sua árvore genealógica ou puder conversar com as pessoas mais velhas da sua família, elas podem te contar mais sobre as suas origens para você descobrir se existe ou não algum parentesco italiano.

Como montar a árvore genealógica?

Para montar a sua árvore e entender melhor a relação parental da sua família, você pode criar um fluxo que funciona como um organograma.

Assim, você faz uma ligação entre os seus parentes, começando por você até chegar ao seu antepassado italiano.

Existem diversos modelos pré-prontos na Internet que você pode usar para começar a criar a sua árvore. Mesmo assim, se preferir, também pode montar um fluxo com papel e caneta.

O importante é fazer um esquema visual em que você consiga entender a relação da sua família.

Neste momento, recomendamos que você escreva informações importantes de cada pessoa como nome completo, ano de nascimento, nacionalidade.

Tudo isso será primordial para entender quais certidões são importantes de reunir para solicitar a cidadania.

Mas você pode não ter facilmente essas informações relevantes. Por isso, sempre indicamos que converse com as pessoas mais velhas da família ou amigos de parentes que também possam contribuir com a pesquisa.

Mesmo que essas pessoas não saibam a nacionalidade dos seus parentes, elas podem ter outras informações importantes como nome ou nome do cônjuge, por exemplo.

Principais considerações

Muitos sobrenomes italianos foram aportuguesados ao longo do tempo, para que a escrita se adaptasse à pronúncia brasileira.

Este fato torna mais difícil para muitas pessoas descobrirem os seus antepassados.

Quando falamos em ter a cidadania reconhecida, isso pode ser um problema porque sobrenomes diferentes ou erros nos sobrenomes podem representar um pedido negado.

Diante desse fato, é muito importante contar com uma assessoria experiente que oriente você.

Isso pode ser feito não apenas na fase de busca de certidões e entendimento da árvore genealógica, mas também em todas as etapas do procedimento de cidadania via judicial.

Isso facilita bastante para você, pois não precisa se preocupar com nenhum fator burocrático e nem com a contratação do advogado italiano, visto que a Simonato cuida de tudo para você.

Se quiser saber mais a respeito ou ainda tiver dúvidas que gostaria de sanar, basta entrar em contato conosco, pois teremos o maior prazer em ajudar.