Artigo

Sobrenomes Italianos que contam uma triste história!

1. Rodas de Enjeitados e Sobrenomes Italianos

Desde os tempos medievais, a prática de abandonar recém-nascidos era comum. Em 1198, o Papa Inocêncio III ficou angustiado com o número de bebês afogados no rio Tibre e ordenou a instalação das chamadas rodas de enjeitados.

Essas rodas eram estruturas geralmente feitas de madeira, localizadas nas paredes externas de casas, igrejas ou hospitais. Elas permitiam que mães anônimas deixassem seus filhos indesejados para serem cuidados pela igreja, em vez de matá-los.

O funcionamento era simples: a mãe colocava o bebê em uma pequena cesta na roda e a girava para dentro do prédio. Ninguém no interior via quem abandonava a criança. A mãe puxava um cordão externo, tocando uma campainha interna para alertar as freiras. Elas recebiam o bebê, o batizavam e o registravam no orfanato.

Os bebês abandonados precisavam ter um nome, oque fez  com que alguns sobrenomes italianos refletissem a história dessas crianças.

2. Sobrenomes italianos

Aprile, D'Aprile, Febbraio, Febbraro e Settembre são sobrenomes que representam os meses do ano (abril, fevereiro e setembro) em que os bebês foram abandonados.

O sobrenome Esposito faz referência direta às crianças que eram postas para a adoção pelo próprio pai biológico.

Alguns sobrenomes indicavam claramente a condição de abandono da criança, como Esposto, Esposti, Esposito, Donati, Fallaci, Orfano, Proietti, Sposito, Spositi, Trovatelli, Trovato, Ventura, Venturelli, Venturini.

Por vezes o sobrenome conferido a criança se referia ao local que a acolheu como por exemplo, “Innocenti”, aos acolhidos pela “Ospedale degli Innocenti” de Florença,  Dioguardi, Casadei, Vescovi, Di Dio.

3. A Importância da Genealogia

Hoje, pesquisadores de genealogia tentam reconstruir árvores genealógicas e muitas vezes se deparam com antepassados não identificados. Esses sobrenomes trazem consigo um pedaço da história, lembrando-nos das dificuldades enfrentadas por essas crianças no passado.

Se no momento da sua pesquisa genealógica você descobrir que seu antepassado italiano foi registrado sem citação de pai e mãe, saiba: sua cidadania italiana ainda sim pode ser reconhecida.

Fale com a Simonato para analisar sua documentação e orientá-lo como proceder!