Artigo

Qual é o custo de vida médio na Itália?

Salário na Itália

Em média, o salário que um trabalhador italiano recebe varia entre 1.500 euros e 1.800 euros. Tal rendimento médio pode variar em virtude da região – salários mais altos são encontrados com maior frequência no Norte e Nordeste da Itália.

Caso a pessoa alcance um emprego que exija uma boa qualificação técnica, deve se considerar que, provavelmente, ela receberá um salário acima da média. Não existe um salário mínimo geral fixado na Itália, ao contrário do que ocorre no Brasil. Entretanto, podem existir pisos salariais para algumas categorias de trabalhadores em território italiano.

Moradia na Itália

Provavelmente, uma das maiores despesas que um recém-chegado na Itália terá será o aluguel ou a compra de um imóvel próprio. O aluguel na Itália costuma ter um preço médio de 450 euros em acomodações mais simples, podendo chegar a 1 mil euros, caso o imóvel seja maior e tenha mais conforto.

Os valores são consideráveis, principalmente considerando a média de renda salarial dos italianos. Uma estratégia a ser considerada é a de comprar um imóvel, o que pode ser bastante vantajoso. Isso acontece em virtude das taxas favoráveis de juros para financiamentos e empréstimos de imóveis – essas podem variar entre 3% e 5% ao ano.

Tal opção passa a ser viável, principalmente caso a pessoa possua algum valor significativo para dar como entrada ao financiamento. Em geral, cobra-se, no mínimo, 20% do valor do imóvel como entrada.

Alimentação na Itália

A alimentação na Itália é um dos gastos que podem ser mais favoráveis para o trabalhador do país. Em geral, a comida não tem um custo muito elevado, uma vez que o país possui uma agricultura desenvolvida e, por isso, produz alimentos localmente e próximos ao consumidor.

Estima-se que, no país, um cidadão possa ter os alimentos básicos necessários para se manter por um mês com o valor médio de 100 euros. Algumas regiões em que o custo de vida é mais elevado, no entanto, podem ter preços médios mais altos – principalmente os grandes centros, como Roma, Milão e Gênova, onde o custo médio com alimentos básicos pode chegar à média de 300 euros por pessoa.

Além disso, conhecer restaurantes e pedir comida na Itália não custa caro. Ademais, a comida italiana é conhecida globalmente como uma das mais saborosas e apreciadas do planeta. Desse modo, quem decide viver na Itália terá a oportunidade de experimentar uma culinária incrível por um preço razoável.

Entende-se, portanto, que a alimentação não é, a princípio, o gasto mais preocupante para quem deseja viver na Itália.

Saúde e educação na Itália

A saúde na Itália é, em parte, gratuita. O cidadão italiano tem o direito de possuir o Tessera Sanitaria, um cartão de saúde, semelhante ao cartão SUS brasiliero, que dá acesso a consultas, sem custo, com um médico clínico geral.

Caso, no entanto, a pessoa necessite de consultas especializadas, medicamentos ou outros serviços deve pagar algumas taxas. O que foi pago poderá ser reembolsado posteriormente a partir da declaração de imposto de renda.

Caso a pessoa integrante do sistema Tessera Sanitaria faça uso de remédios contínuos ela também poderá obtê-los gratuitamente, apresentando a respectiva receita assinada pelo profissional da saúde.

Quanto às escolas na Itália, elas também são gratuitas. Existem escolas particulares, mas não é tão comum que os cidadãos as utilizem, considerando que as públicas já têm uma boa qualidade.

No ensino superior, a Itália dispõe de ótimas instituições de ensino, renomadas até em outros países. Um curso em uma faculdade possui custos e mensalidades na Itália, porém é possível conseguir bolsas de estudo, especialmente para alunos que apresentam alguma situação financeira mais delicada.

Outros gastos a serem considerados

Há despesas relativas ao imóvel e ao cotidiano do indivíduo que devem ser consideradas: contas de água, luz, internet, aquecimento, celular, entre outras.

As mencionadas despesas não costumam, de forma individual, ultrapassar os 50 euros, sendo que o gasto maior pode vir a ser com o sistema de aquecimento.Essa despesa, no entanto, depende da estação do ano e da localidade onde a pessoa reside na Itália.

No total, estima-se que, com as mencionadas despesas, o cidadão italiano venha a gastar uma média de 250 euros mensais.

A despesa referente ao transporte varia muito, dependendo de onde a pessoa reside dentro do território italiano. Se a pessoa vive em uma cidade pequena, terá pequenas despesas obrigatórias com o combustível ou poderá andar de bicicleta para não ter custos.

Entretanto, caso resida em uma cidade maior, como Milão ou Roma, o gasto provavelmente será maior. Nas grandes cidades, há a possibilidade de utilizar o transporte público com um cartão mensal. Vale ressaltar que as tarifas de tal cartão podem ficar em até cerca de 50 euros por mês, a depender da localidade.

Custo de vida na Itália: o que se conclui sobre?

Entende-se que o custo de vida na Itália é bom e acessível para aqueles que decidem residir no país. Trabalhando na Itália, é possível quitar as contas referentes às necessidades básicas com tranquilidade, desde que com organização, moderação e planejamento.

Além disso, o cidadão pode ganhar acima da média salarial, a depender de seu emprego e formação na Itália, o que permite que a permanência no país seja ainda melhor e mais tranquila no que se refere às obrigações financeiras.

É importante pensar que fatores como a alimentação, a saúde e a educação, que são de qualidade e preços razoáveis, ajudam a equilibrar as contas na Itália. Isso permite que o cidadão italiano não tenha uma vida financeira tão comprometida.

Algo relevante a ressaltar é que o custo de vida também irá variar de acordo com a região escolhida para viver. Caso a pessoa escolha morar no Norte da Itália, por exemplo, o custo de vida será maior. Entretanto, vale lembrar que os salários são geralmente maiores também em relação às outras regiões.

No Sul da Itália, o custo de vida é, em geral, menor que nas outras regiões. Contudo, os salários também são estimados abaixo da média do restante do país. Tal região pode ser uma melhor opção para quem já tenha uma renda prévia, como uma aposentadoria.

Desse modo, percebemos que o custo de vida na Itália é razoável. Ele também permite a quem decidir residir no país ter uma vida confortável e tranquila, desde que o indivíduo receba o salário italiano médio.