Artigo

Qual é a expectativa de vida na Itália?

Quer saber a expectativa de vida na Itália? O país é conhecido pela sua rica história, belas paisagens e culinária renomada, mas também se destaca por conta da expectativa de vida da sua população.

A expectativa de vida é um dos indicadores mais importantes da qualidade de vida de um país, e reflete o seu nível de desenvolvimento social e econômico, além da qualidade do seu sistema de saúde.

Mas você sabe porque a população italiana vive tanto? Siga a leitura para descobrir!

A expectativa da vida na Itália

Ao longo do tempo, a expectativa de vida na Itália passou por uma notável evolução, passando de cerca de 45 anos em 1920 para mais de 80 anos em 2020, tanto para homens quanto para mulheres.

O país enfrentou, durante o século XX, grandes desafios com relação à expectativa de vida dos seus cidadãos, devido particularmente às duas Guerras Mundiais e as consequências econômicas e sociais que vieram a seguir.

Durante este período, a expectativa de vida sofreu grandes variações, com quedas agudas durante as guerras e recuperações em seguida. No entanto, após o fim da Segunda Guerra Mundial houve um rápido crescimento econômico em toda Europa e melhorias na saúde, que levaram a um aumento contínuo e constante da expectativa de vida.

Este progresso substancial verificado durante o século passado é devido a vários fatores, como:

Redução da mortalidade infantil

Com reformas político-sanitárias, a melhora do ambiente sócio-econômico, a alfabetização das mulheres, o desenvolvimento dos direitos da infância, os progressos da medicina e a luta contra as doenças endêmicas no país, hoje a Itália tem uma das menores taxas de mortalidade infantil do mundo.

Aumento do padrão de vida

Ao longo do século XX e principalmente após o boom econômico iniciado a partir dos anos 50 os italianos passaram a ter acesso a um padrão de vida melhor, que refletiu também na longevidade dos mesmos.

Estilo de vida saudável

Nem só de pizza e macarrão vivem os italianos. A aclamada dieta mediterrânea, baseada principalmente no consumo de azeite, peixes, cereais, legumes e vinho tinto com moderação, é parte da cultura local e foi associada a uma menor incidência de problemas cardíacos e doenças crônicas, contribuindo para a longevidade da população. Além disso, os italianos costumam incorporar caminhadas no dia a dia.

Avanços da medicina

A Itália investe muito em pesquisas médicas e no desenvolvimento de tecnologias avançadas, que contribuem para diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficientes disponíveis para todos os italianos.

Sistema de saúde público é eficiente

A Itália possui um sistema de saúde pública acessível, garantindo que toda a população tenha acesso a cuidados médicos de qualidade, contribuindo para a prevenção e o tratamento de doenças e consequentemente impactando na expectativa de vida no país.

Atualmente a Itália tem uma das expectativas de vida mais altas do mundo, e mesmo com os níveis ainda não totalmente recuperados após o impacto da pandemia mundial de COVID-19, a expectativa de vida no país em 2023 é de 80,5 anos para os homens e 84,8 para as mulheres, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística Italiano, o ISTAT.

O reconhecimento da cidadania italiana e as suas vantagens

Todos os dados e informações que mencionamos acima são ótimas notícias para aqueles que desejam buscar o reconhecimento da cidadania italiana.

Ser cidadão italiano significa ter a oportunidade de viver em um país com altos índices de desenvolvimento humano, de qualidade de vida e de longevidade.

Além da Itália, com a cidadania italiana abrem-se também as portas de outros 27 países. Todos os cidadãos italianos têm a possibilidade de viver, estudar e trabalhar em todos os países membros da União Europeia.

As vantagens da cidadania italiana não param por aí: o estudo na Itália também é de ótima qualidade e gratuito, e para quem deseja seguir com os estudos universitários, o governo disponibiliza diversas bolsas e incentivos.

Além disso, ser cidadão italiano significa também ter acesso a um excelente sistema de saúde pública, que é gratuito para todos e muito eficiente.

Quer saber quais são as possíveis formas de fazer o processo de reconhecimento da cidadania italiana? Siga a leitura!

Formatos de reconhecimento da cidadania italiana

Existem três formas de fazer o pedido de reconhecimento da cidadania para aqueles que possuem ascendência italiana: através de um dos consulados italianos espalhados pelo território brasileiro, pela via administrativa em um comune na Itália ou via tribunal italiano, mas sem precisar sair do Brasil.

Para saber mais detalhes sobre cada uma das formas de processo de cidadania italiana que mencionamos acima, confira este artigo do nosso blog.

Como explicamos aqui, nós da Simonato acreditamos que devido às circunstâncias atuais do país, a melhor forma para fazer o processo de reconhecimento da cidadania italiana atualmente é através da via judicial.

O reconhecimento da cidadania italiana de forma judicial pode ser feito tanto pela via materna quanto pela via paterna. Este formato de processo possui algumas vantagens, como:

  1. não há necessidade de ir até a Itália presencialmente, portanto você pode seguir a sua vida de trabalho e estudos normalmente no Brasil enquanto aguarda o resultado;
  2. há um prazo máximo estabelecido por lei para a duração do processo, que garante a sua finalização em até no máximo 2 anos;
  3. é possível dividir os gastos do processo com os demais familiares interessados que também se beneficiarão com o reconhecimento da cidadania italiana.

A Simonato oferece o serviço de processo completo em cidadania italiana por via judicial materna ou paterna e, em mais de 7 anos de atividade no mercado, obteve 100% de processos com resultado positivo.

Possuímos uma equipe altamente especializada tanto no Brasil quanto em nossa filial em Milão, na Itália, onde contamos com advogados especialistas em cidadania italiana.

Entre em contato conosco para solicitar um orçamento e acompanhe o nosso blog para mais conteúdos sobre cidadania italiana e vida na Itália!