Artigo

Quais são os serviços oferecidos por um consulado?

O consulado apresenta a melhor opção para tirar a cidadania italiana? Você tem conhecimento das outras alternativas e sabe como identificar aquela que vale mais a pena para você?

Sabemos que o processo de cidadania pode ser bem burocrático e dar trabalho além do previsto. Mas isso pode melhorar se você tiver algumas informações que facilitem o seu procedimento.

Por isso, hoje explicaremos os detalhes de como ser reconhecido como cidadão italiano por meio do consulado.

Dessa forma, mostraremos os serviços que o consulado oferece e quais são as vantagens e desvantagens desse sistema.

A partir disso, você conseguirá avaliar se essa é uma boa alternativa para você ou se vale mais a pena procurar outra via, como a judicial.

Serviços oferecidos pelo consulado

Primeiramente, saiba que existem seis consulados no Brasil, além da própria embaixada da Itália, localizada no Distrito Federal.

A cidadania é um dos principais serviços que o consulado oferece. Mas ele também concede vistos de estudo ou trabalho e repatriação por exemplo.

Além disso, o consulado faz o agendamento do passaporte italiano. Esse documento faz toda a diferença no momento de viajar e proporciona diversas vantagens a quem o possui. Muitas pessoas acreditam que o seu principal benefício é a capacidade de viajar pela Europa sem visto, mas o passaporte italiano também facilita a entrada da pessoa em outros países, como os EUA.

Existem outros serviços que o consulado italiano oferece, como assistência social, registro civil e legalização de documentos.

Quando necessário, o consulado é responsável até por fazer a repatriação dos cidadãos italianos. Como exemplo, podemos citar o caso da pandemia da Covid-19 onde isso aconteceu.

E o consulado ainda é responsável pelo cadastro AIRE - Registro de Italiano Residentes no Exterior. Ele garante os direitos dos cidadãos que estão fora da Itália por mais de 12 meses, permitindo que essas pessoas votem, emitam documentos e até renovem a carteira de motorista.

Quais as vantagens de fazer a sua cidadania pelo consulado?

O principal benefício de fazer esse procedimento via consulado é o preço. Você tem o custo de emitir e regularizar todas as certidões necessárias para o trâmite. Porém, não tem despesas extras com contratação de advogados, por exemplo.

Outra vantagem é poder fazer toda a transação estando no Brasil. Essa não é uma opção na via administrativa, onde a pessoa precisa ir até a Itália para ter a cidadania reconhecida. Mas também é um benefício da alternativa judicial, que nós recomendamos.

Além disso, você pode fazer todo o procedimento sozinho. Essa é uma vantagem se você entender bem como funciona a cidadania, pois pode ser um problema quando você não conhece as regras do consulado.

Imagine reunir os documentos de forma errada e ter o pedido negado? Esse é um risco real e você pode acabar investindo dinheiro sem receber retorno.

E as desvantagens?

Apesar de o preço ser baixo, existem algumas desvantagens que não costumam valer o custo-benefício. Mas você deve avaliar cada fator para identificar qual alternativa é a melhor para você.

Nesse contexto, a principal desvantagem de fazer esse procedimento é o tempo de espera na fila do consulado. Ele costuma ser de 7 a 12 anos, mas pode demorar ainda mais, principalmente se você entregar os documentos de forma errada ou faltar alguma certidão.

Isso faz com que essa não seja uma opção para muitas pessoas com planos de usufruir dos benefícios da cidadania italiana em curto prazo.

Além disso, só existem seis consulados no Brasil, além da própria embaixada italiana. Então, se você não morar em uma das grandes cidades que abrigam um deles, você ainda terá o custo de viajar até o local do consulado para fazer o processo. Isso é mais um investimento que precisa ser considerado no momento de analisar o custo-benefício dessa alternativa.

Por fim, você precisará cuidar de toda a parte burocrática do trâmite. Isso envolve desde encontrar e corrigir todas as certidões até dar entrada na cidadania e acompanhar todo o processo.

Como saber qual é a melhor opção de cidadania para mim?

Existem outras duas vias para se tirar a cidadania: a judicial e a administrativa. No primeiro caso, o procedimento dura até dois anos e você faz todo o trâmite estando no Brasil.

Já na opção administrativa, a cidadania costuma demorar entre três e seis meses para sair, mas você precisa estar na Itália durante todo o processo, o que é inviável para a maioria das pessoas e pode representar um grande custo.

Seguem algumas situações hipotéticas para você avaliar em qual delas se encaixa e, assim, conseguir definir qual é a melhor alternativa para você.

·   Se você tem pressa em ser considerado italiano, tem liberdade geográfica para ficar fora do Brasil por alguns meses e ainda pode arcar com os custos disso, então provavelmente vale a pena ir até a Itália conseguir a cidadania de forma administrativa;

·   Se você quer tirar a cidadania, mas ainda não tem planos de usá-la e nem verba para arcar com altos custos, pode ser vantajoso fazer o procedimento via consulado no Brasil.

·   Quando você tem planos de usufruir dos benefícios da cidadania a curto prazo, mas não pode ir até a Itália fazer o procedimento por lá, vale a pena tirar a cidadania por via judicial, onde você faz todo o processo do Brasil, num prazo máximo de 2 anos.

Principais conclusões

O consulado italiano no Brasil presta diversos serviços. Os principais deles são emitir passaporte, conceder cidadania e entregar o visto.

A principal vantagem de fazer a cidadania por essa via é o preço do processo, além da possibilidade de estar no Brasil durante toda a operação.

Porém, como vimos ao longo deste artigo, isso é muito demorado e você pode precisar esperar mais de 10 anos para ser reconhecido como cidadão europeu.

Diante disso, nós recomendamos a cidadania por via judicial, que tem um prazo máximo de 2 anos para ficar pronta e você também não precisa ir até a Itália durante o procedimento.

Além disso, você pode contar com a Simonato Cidadania para encontrar as certidões e fazer todo o procedimento. Entre em contato conosco se quiser saber mais ou caso tenha alguma dúvida.