Artigo

Processo Judicial ou Administrativo?

Processo Judicial ou Administrativo?

O Brasil tem cerca de 25 milhões de brasileiros ítalo-descendentes, com direito ao reconhecimento da Cidadania Italiana. 


As razões pelas quais desejam o título de cidadãos europeus são diversas, pois as vantagens são incontáveis: herança cultural, direitos econômicos e legais, livre circulação na União Europeia, acesso a serviços públicos, proteção social, direitos de herança, acesso a oportunidades educacionais, entre outros.


Além disso, muitos descendentes de italianos desejam preservar a herança cultural dos seus ancestrais, mantendo-a viva, e almejam as oportunidades disponíveis no país, como as chances de trabalhar ou empreender.


Nesse panorama, os interessados em iniciar a busca pela cidadania italiana se depararam com duas possibilidades: iniciar o reconhecimento pelas vias administrativa ou judicial


Quais as características de cada uma delas?


Siga a leitura e descubra. 

—————————

Basicamente, podemos dividir as diferenças entre os processos de obtenção de cidadania pelos fatores “tempo”, “custo” e “disponibilidade”.

Processo administrativo 

No caso do processo administrativo, o requerente deve ir para a Itália e residir durante o período do processo que costuma levar, em média, de três a seis meses. 


Neste tempo, a pessoa não pode trabalhar e precisa cobrir os próprios gastos ao longo do período. Logo, este processo tem um custo maior e exige disponibilidade, porém, é mais rápido.

Processo judicial 


Já o processo judicial, por sua vez, leva em média de oito a dezoito meses de duração, mas não exige que o requerente esteja em solo Italiano, logo, o custo é menor.


Após a pandemia, o processo judicial tem sido o mais procurado para a obtenção da cidadania italiana, pois permite que a pessoa mantenha sua vida pessoal e profissional sem interrupções. 


Além disso, o modelo judicial favorece que a pessoa ganhe tempo para uma projeção de futuro no exterior, além de possibilitar planejar o processo junto a um grupo de pessoas da família, diminuindo os custos para todos.

Dúvidas? 


Se você tem dúvidas em relação ao seu caso particular, entre em contato conosco! Teremos prazer em ajudá-lo!