Artigo

Onde vemos a influência da cultura italiana no Brasil?

A influência da cultura italiana no Brasil é marcante e fácil de ser notada. Conheça mais sobre.

1. Culinária

A culinária brasileira possui forte influência italiana. O hábito italiano de comer e desenvolver massas extraordinárias alcançou o Brasil, onde alguns dos pratos mais populares entre a população são a pizza, a lasanha e o macarrão.

Tais comidas estão presentes nas mais diversas regiões do Brasil, demonstrando influência gastronômica italiana em todo o território nacional. O panetone, por exemplo, muito apreciado na época natalina, também possui origem na Itália, sendo um grande sucesso em ambos países.

Além disso, alguns pratos, como o típico frango com polenta, o risoto e o bife à parmegiana, também têm registros italianos, tendo sido incorporados com grande popularidade na vida alimentar dos brasileiros.


O gelatto ou sorvete – para os brasileiros – é uma sobremesa bastante popular, com origem na Itália, demonstrando a proximidade entre a culinária dos dois países.

2. Palavras e expressões

Algumas palavras italianas são fortemente notadas no vocabulário utilizado pelos brasileiros. Muitas delas estão totalmente inseridas na linguagem do cotidiano popular, de maneira que a familiaridade faz com que muitos desconheçam a origem italiana.

A palavra “tchau”, por exemplo, usada como vocábulo que indica despedida no Brasil, tem origem no termo “ciao” da língua italiana. Na Itália a palavra “ciao” é utilizada tanto como cumprimento de chegada (o que equivaleria ao nosso “olá”), bem como para partida (como o “tchau” usado em terras brasileiras).

Ainda, o panetone, mencionado anteriormente no texto, além de ter origem na Itália enquanto receita, também deixou marcas italianas no vocabulário brasileiro, uma vez que o termo também é italiano.

Outra palavra com raízes italianas é “gazeta”, muito utilizada nos meios de comunicação, em especial na área jornalística – sua origem, mesmo que muitos desconheçam, é italiana.

Mais exemplos de palavras utilizadas no Brasil com origem na Itália são: maestro, aquarela, violoncelo, alarme, caricatura, bandolim, camarim, serenata, violino, sonata, soneto, entre muitas outras.

3. Gosto pelo futebol

Grande número de italianos, assim como muitos brasileiros, têm uma paixão forte pelo futebol. A equipe futebolística da Itália é bem reconhecida e possui quatro títulos conquistados em Copas do Mundo, abaixo apenas do Brasil, que possui cinco títulos. A força da torcida italiana é bem significativa e o esporte é apreciado na Itália.

O amor pelo futebol na Itália deixou marcas relevantes na cultura brasileira, isso, principalmente, a partir da fundação do time Palestra Itália (hoje Palmeiras) – criado com a intenção de unir o grande número de imigrantes italianos existentes no Brasil, especialmente em São Paulo.

Desse modo, a paixão pelo futebol é também um tema que une Brasil e Itália afetivamente e culturalmente, sendo que, de certo modo, é também uma herança italiana no Brasil.

4. Festas

Há algumas festas que celebram as heranças italianas deixadas no Brasil, principalmente em aspectos culturais. Por meio de tais festividades, os descendentes de italianos celebram os laços afetivos e a memória de seus antepassados – que deixaram contribuições significativas em território brasileiro.

Um grande exemplo de festividade é a Festa de Nossa Senhora Achiropita, que acontece em São Paulo, especificamente na região do Bixig. Essa festividade é uma celebração religiosa em devoção a Nossa Senhora Achiropita (nomenclatura atribuída a Maria, Mãe de Jesus).

Nessa festividade é possível encontrar barracas com comidas típicas italianas. A festa também é marcada pela reunião de milhares de pessoas que possuem descendência italiana; essa é uma comemoração que traz memórias e lembranças de diversas marcas culturais da Itália que se presentificam no Brasil.

Outras celebrações que possuem fortes traços das memórias culturais italianas são: a Festa de San Gennaro (que ocorre na Mooca, em São Paulo) e a Festa de Nossa Senhora de Casaluce (que acontece no bairro Brás, também na capital paulista).

Assim como essas, há muitas outras celebrações no Brasil que trazem fortes elementos culturais italianos – permitindo e ressaltando a conexão com a grande comunidade ítalo-brasileira existente no país.

5. A união familiar

O povo italiano também é bastante afetuoso e possui forte união familiar. Na Itália, assim como no Brasil, é comum que parentes se reúnam com frequência para uma refeição em conjunto, como um almoço ou jantar em uma grande mesa.

Desse modo, a união da família é mais um elemento que está presente em ambas as culturas, italiana e brasileira. Levando em consideração o grande contingente de imigrantes italianos que se estabeleceram no Brasil, percebe-se que muito da cultura de união familiar das tradições brasileiras tem proveniência italiana.

6. Agricultura

Há alguns anos, muitas famílias advindas da Itália passaram a trabalhar na agricultura brasileira ao se estabelecerem em nosso país. Dessa forma, muitas técnicas rurais foram melhoradas por italianos que aqui passaram a viver.

Tais fatos ocorreram principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde muitos italianos passaram a cultivar produções agrícolas nos territórios onde fixaram moradia.

Uma das grandes marcas desse legado cultural deixado pode ser vista na produção de uvas do Sul do Brasil – grande parte dessa produção segue técnicas e contribuições de antepassados italianos.

Conclusão

É fácil perceber a influência da cultura italiana no Brasil. Isso não é por acaso. A imigração italiana no Brasil ocorreu em grande proporção, e é por isso que, por vezes, é difícil identificar o decorrente do legado deixado pelos italianos no Brasil, já que muitas contribuições se encontram inteiramente inseridas na cultura brasileira.

Além disso, é importante ressaltar também a essencialidade da preservação dos marcos culturais italianos que são notados no Brasil, pois, somente assim, a história  de diversos  brasileiros poderá ser preservada.

É na gastronomia, nas festividades, no vocabulário e na agricultura que a cultura italiana mais se destaca no Brasil. Mesmo assim, é relevante salientar que os elementos provenientes da Itália presentes no país sul-americano são muitos.

Nesse sentido, é importante que os descendentes italianos presentes no Brasil conheçam a história de seus antepassados e reconheçam os hábitos que provêm do local de nascimento de seus anteriores.

Somente com esse reconhecimento será possível preservar e valorizar a cultura italiana no Brasil – celebrando toda a história de trabalho e dedicação deste povo estrangeiro que tanto colaborou para a formação do Brasil.