Artigo

O que fazer na Itália?

O que fazer na Itália?

Quer saber o que fazer na Itália? Saiba que o país tem muitas opções de roteiro turístico. As regiões da Itália são bastante diferentes entre si, porém cada uma delas tem seus atrativos e lugares interessantes para visitar.

No Norte da Itália, por exemplo, é possível fazer um passeio por regiões mais frias, enquanto no Sul há praias belíssimas e convidativas ao banho.

Conhecer a culinária da Itália também é uma atração à parte. Os italianos têm alguns dos melhores pratos do mundo. Inclusive, muitas receitas italianas já são bem conhecidas no Brasil, em virtude da grande conexão entre as culturas resultante da imigração italiana no país.

Entretanto, é interessante conhecer pessoalmente os pratos italianos e saboreá-los, podendo, então, pontuar as diferenças que existem em relação às receitas que são preparadas no Brasil.

Ir à Itália é, também, para muitos brasileiros que são descendentes de italianos, a chance de conseguir obter a cidadania italiana com mais facilidade e rapidez. Confira a seguir o que você pode fazer na Itália!

Viajar a italia para passeio

Visitar a Itália é uma experiência única. O país reúne vários pontos turísticos e possui uma história importante.

As regiões da Itália possuem características peculiares e atrações singulares. Por exemplo, no Norte da Itália, é possível que o turista aproveite para visitar alpes, lagos e outras belezas naturais. Essa região está bem próxima à Suíça e à França, apresentando um clima mais frio que em comparação com o Sul da Itália.

A Região Central da Itália onde está localizada a capital Roma também tem vários atrativos. É possível visitar o Coliseu e a Torre de Pisa, a título de exemplo. No Sul da Itália, há belíssimas praias que o turista pode visitar.

A culinária italiana, então, é um espetáculo à parte. A Itália é conhecida mundialmente por sua culinária de excelência.

Estando na Itália, você poderá provar massas e outros pratos típicos da cozinha italiana, de modo a vivenciar uma experiência de viagem fantástica.

Porém, é possível que você deseje permanecer na Itália e não apenas ir a turismo. Para isso, ter a cidadania italiana poderá te ajudar. Adiante entenderemos melhor o processo para obtê-la.

Saiba como morar e trabalhar na Europa clicando aqui ou aqui.

Viajar à Itália para obter a cidadania italiana

Para os brasileiros descendentes de italianos, é comum pesquisar o que fazer na Itália, mas a ida ao país vai além da finalidade turística.

Ocorre que, em certos casos, é mais vantajoso e fácil impulsionar o reconhecimento da cidadania italiana a partir de diligências a serem efetuadas diretamente em solo italiano.

Nesses casos, é preciso estar atento à forma correta dos procedimentos para que não haja prejuízos ao interessado.

Veja como iniciar o processo de cidadania italiana clicando aqui.

Busca e pesquisa por documentos na Itália

Alguns documentos dos antepassados italianos devem ser encontrados na Itália. Certidões de batismo, nascimento ou casamento, por exemplo, podem ser encontradas nas igrejas da comune onde seu antepassado italiano viveu. Portanto, a ida presencial à Itália pode facilitar o processo.

Para o êxito do procedimento, é interessante que o descendente tenha montado uma árvore genealógica que lhe dê a confiança necessária para requerer as informações na forma e lugares corretos.

Portanto, é preciso estar atento às informações que o descendente possui para que ele consiga chegar aos documentos de seu antepassado com eficiência.

Processo administrativo na Itália

O ítalo-brasileiro pode ir à Itália para iniciar seu processo administrativo de reconhecimento da cidadania italiana.

Para permanecer na Itália enquanto residente, o descendente de italianos deve solicitar o registro anagráfico, para fins de residência em território italiano, a partir de solicitação mediante formulário obtido no Ufficio Anagrafe, localizado em órgão governamental da comune.

A partir disso, o interessado irá esperar a visita do vigile, um funcionário governamental que irá verificar o endereço. Com isso, poderá dar início ao pedido de cidadania em si.

É importante que o interessado planeje muito bem sua ida e tempo de permanência na Itália, pois terá que arcar com custos no país, incluindo aluguel. Portanto, o tempo de estadia fará toda a diferença.

Em média, o processo de reconhecimento da cidadania italiana pela via administrativa  realizado diretamente na Itália dura entre 3 (três) a 6 (seis meses).

Contudo, é possível ter auxílio nesse processo. Nesse sentido, a contratação de uma assessoria pode ser algo a ser considerado pelo ítalo-brasileiro. A Simonato Cidadania oferece esse serviço e tem ajudado muitas pessoas a alcançar o sonho da cidadania italiana.

Processo judicial na Itália

O processo judicial na Itália é uma outra via que torna possível a concretização de obter a cidadania italiana.

Para isso, é necessária a contratação de um advogado, pois é ele quem tem a capacidade postulatória para fazer o pedido ao judiciário italiano.

Além disso, é fundamental que o interessado tenha reunido os documentos necessários de forma correta, para bom andamento do feito.

O tempo de espera para a conclusão do processo é de, em média, 2 (dois) anos, bem superior ao pedido de cidadania realizado de forma administrativa na Itália.

É possível contratar também uma assessoria para auxiliar no andamento do processo. A assessoria irá contar com um advogado na Itália que te ajudará no processo. Essa opção pode ser mais vantajosa, principalmente caso a pessoa não conheça um advogado na Itália.

Entenda as mudanças recentes no processo de obtenção da cidadania italiana clicando aqui.

Conclusão

Ir para a Itália é uma experiência fantástica, seja a passeio ou para obter a cidadania italiana. Conhecer o que fazer na Itália e os roteiros pode auxiliar na melhor estadia e na contenção de gastos.

Ademais, para quem deseja reconhecer sua cidadania da Itália, conhecer bem os procedimentos e fazer as escolhas certas pode significar economia de tempo e dinheiro.

Conheça o trabalho da Simonato Cidadania, empresa experiente na área, que atua há anos ajudando pessoas a reconhecerem sua condição de cidadão da Itália.