Artigo

O que é necessário para tirar cidadania italiana em 2024: primeiros passos

O ano acabou de começar e você já quer colocar em prática todos os planos que fez para 2024? Se entre os seus projetos está o de obter a dupla cidadania, siga a leitura para descobrir o que você precisa para tirar cidadania italiana.

Projeto Cidadania Italiana 2024

2024 chegou trazendo mais uma vez 365 dias de oportunidades para nós. O que você pretende fazer com elas?

Trocar de emprego, começar a academia, iniciar um novo curso, comprar uma casa, viajar, mudar de país. Cada um deseja algo diferente na virada do ano, mas tirar um sonho do papel requer planejamento e organização.

Por exemplo, se você está sonhando com a possibilidade de mudar de país e já começou a pesquisar sobre assunto, deve ter percebido que ter a dupla cidadania facilita muito os trâmites burocráticos tanto na Europa quanto em outros países, como Estados Unidos, Canadá, Austrália e até Nova Zelândia. Quer saber quais são essas facilidades?

Em primeiro lugar, ter a cidadania italiana significa que, além de italiano, você será também um cidadão europeu, mas você sabe o que isso quer dizer? Quer dizer que você poderá transitar livremente por todos os 27 países membros da União Europeia, além de ter garantido também o direito de viver, estudar e trabalhar em qualquer um deles.  

Saiba que o passaporte italiano foi considerado um dos mais potentes do mundo pela lista HenleyPassport Index – que organiza o ranking dos passaportes mais fortes do planeta – ocupando o quarto lugar da lista. Além disso, com o passaporte italiano em mãos, você poderá entrar sem visto em 189 países.

Mas as facilidades não param por aí. Recentemente, o Canadá assinou um acordo com o governo da Itália para que jovens italianos possam solicitar o Working Holiday Visa, um visto de trabalho especial – que existe também na Austrália e na Nova Zelândia – possibilitando uma transição entre os países para questões relacionadas a empregos.

Deu pra perceber que muitas portas se abrem quando você possui a cidadania italiana, não é mesmo? Se você está se perguntando o que precisa para tirar a cidadania italiana e aproveitar todas essas facilidades, nós vamos te explicar quais são os primeiros passos a serem dados para a realização desse sonho.

Primeiros passos para tirar a cidadania italiana

Ao pensar em um processo de reconhecimento de cidadania podemos ter a impressão de que se trata de algo muito complexo. É importante deixar claro que esse processo realmente pode ser complicado caso você não preste atenção nos requisitos e exigências ou caso pule alguma etapa do processo. Por isso, é sempre bom “começar do começo”, dar um passo de cada vez, estar atento a cada uma das etapas da solicitação de reconhecimento da cidadania.

No caso do processo de reconhecimento da cidadania italiana, o “começar do começo” significa começar a levantar dados para fazer a busca pelo seu antenato italiano. Dessa forma, você vai conseguir entender por onde deve começar. Mas como você pode fazer isso?

Buscando informações dentro da sua família e fazendo o que nós chamamos de levantamento familiar. Nós, da Simonato, aconselhamos aos nossos clientes que conversem com as pessoas mais idosas da própria família e procurem informações que possam ajudar a construir a própria linha de descendência italiana.

Você pode conversar com seus tios, avós, com aqueles que possivelmente possam ter tido contato com o seu antenato italiano. Essas pessoas podem fornecer informações valiosas para sua busca.

Por meio das perguntas que você fizer aos seus familiares mais velhos, será possível identificar se eles sabem onde o seu antenato italiano nasceu, por exemplo. Pode ser que eles saibam te dizer o nome da cidade ou da província ou região de origem. Qualquer dessas informações é importante na busca da sua descendência italiana.

Por isso nós dizemos que não existe informação irrelevante, muito pelo contrário, toda informação é importante e qualquer pequeno detalhe pode ser fundamental. Tudo isso pode te ajudar a localizar a origem da sua descendência, ou seja, a identificar onde nasceu o seu antepassado italiano.

O levantamento familiar por meio da conversa com os seus parentes mais antigos é apenas o primeiro passo, mas é primordial no processo de solicitação da cidadania italiana. Dessa forma, além de você saber um pouco mais sobre a história da sua família, você também estará mais próximo da conquista desse sonho.

Pesquisa e levantamento de documentos

O próximo passo de sua jornada em busca do reconhecimento da cidadania italiana é realizar o levantamento documental. Como isso é feito? Enquanto você conversa com os seus familiares em busca de suas origens, você deve  começar a fazer o rascunho de uma árvore genealógica de sua família. Desse modo, você começa a visualizar como se deu sua descendência, encaixando as peças do quebra-cabeças.

É fundamental que você saiba como posicionar os descendentes dentro da árvore genealógica, e, caso você queira saber como fazer isso de maneira correta, nós ensinamos aqui nesse vídeo.

A partir do momento que você conseguir visualizar sua árvore genealógica, será mais fácil entender, através dos seus ascendentes, quais documentos você terá que providenciar.

Nós aconselhamos que você faça o levantamento documental a partir de você, providenciando sua certidão de nascimento e, caso você seja casado, de casamento. Após isso, você deve começar a buscar a documentação de seus antecedentes, ou seja, as certidões de nascimento e casamento de seus pais, avós, e, assim, sucessivamente.

Lembrando que, com relação às certidões dos seus ascendentes (pai, mãe, avô, avó, etc.), você deverá apresentar a certidão de nascimento somente de quem for o descendente do antepassado italiano. Por exemplo: se o seu antenato italiano for seu avô por parte de pai, você deverá levantar somente as certidões de nascimento de seu avô e de seu pai.

Ao começar a reunir as certidões de sua família, a árvore genealógica que você esboçou no levantamento familiar começará a tomar forma. Na maioria das vezes, é possível descobrir a província ou região de nascimento de seu antepassado italiano através dessas certidões.

Pode acontecer também de você não encontrar a província ou região de origem do seu italiano, e, caso isso ocorra, não se desespere. Essa pode ser uma situação normal.

Caso você não encontre a informação sobre o local de nascimento de seu antenato italiano, poderá contratar o serviço de pesquisa genealógica – realizado por um pesquisador especializado que vai descobrir de qual lugar veio o seu antenato.

É importante ressaltar que o pesquisador precisará do maior número possível de informações que você tiver alcançado com as certidões do Brasil, ou seja, quanto mais documentação você conseguir levantar, melhor é.

O acontece após a documentação ficar pronta

Assim que você termina de reunir toda a documentação brasileira e italiana, ocorre a fase que nós consideramos uma das mais importantes do processo de reconhecimento da cidadania italiana: as retificações.

O momento das retificações é crucial pois, após uma análise das certidões que foram reunidas, serão apontados eventuais erros e incongruências na sua documentação – algo muito comum. Com os documentos retificados, você estará com sua pasta pronta a ser apresentada, independente da forma que tiver escolhido para fazer o reconhecimento da cidadania.

Existem três formas para entrar com o pedido da cidadania italiana: pela via consular, pela via administrativa – diretamente no comune da Itália – ou pela via judicial materna ou paterna. Mas qual é a melhor delas?

Vamos analisar as três possibilidades.

Via Consular

A via consular consiste em entrar na fila do consulado italiano – que atualmente tem uma espera de pelo menos 10 anos – e, ao ser chamado, apresentar a pasta com a documentação reunida para que, então, o processo seja iniciado.

Via Administrativa

Já a via administrativa, que ocorre diretamente no comune da Itália, consiste em apresentar sua pasta presencialmente em um comune italiano. Além disso, você deverá aguardar todo o trâmite do processo na Itália, o que significa que terá que arcar com os custos de passagens, estadia, alimentação e tudo o que mais precisar durante esse período, que pode chegar a 6 meses.

Via Judicial

Por fim, a via judicial materna ou paterna é utilizada nos casos em que a pessoa que deseja o reconhecimento da cidadania tenha como antepassado italiano uma mulher cujos filhos tenham nascido antes de 1948. Além disso, a via judicial também pode ser utilizada para contornar as filas dos consulados.

Essa possibilidade existe pois as longas filas de espera para a obtenção da cidadania italiana vão contra os critérios estabelecidos pela lei italiana, que têm como objetivo diminuir o tempo de duração dos processos judiciais na Itália. Por esse motivo, é possível também requerer o reconhecimento da cidadania italiana via paterna judicial – o que tem a duração máxima de 2 anos e costuma ocorrer entre 8 meses e 1 ano.

É importante ressaltar que, no caso do reconhecimento por via judicial, não é necessário que você se desloque até a Itália, pois você pode ser representado por um advogado perante o tribunal competente. Essa é uma das maiores vantagens de realizar o processo dessa forma – você poderá seguir sua vida normalmente enquanto aguarda o resultado.

Além disso, o processo de reconhecimento por via judicial pode ser mais econômico pois é possível dividir os custos com os outros membros de sua família, que também serão beneficiados com o reconhecimento da cidadania italiana.

Na Simonato, nós estamos prontos para te ajudar, seja qual for sua escolha.

Entre em contato para mais informações e acompanhe nosso blog.