Artigo

Dupla Cidadania após o 50: Conheça 10 vantagens

Nos dias de hoje, os 50 anos são a melhor idade para renovar os sonhos e planejar uma vida mais estável e com mais qualidade, abraçando novas experiências e principalmente, mais qualidade de vida.

1. Usufruir da aposentadoria na Itália

A dupla cidadania italiana pode ser muito vantajosa para quem está prestes a se aposentar. O Brasil e a Itália possuem um acordo bilateral da Previdência Social que permite que o brasileiro com cidadania italiana possa se aposentar na Itália recebendo em euros, usando o tempo de contribuição que já tem no Brasil.

Esse acordo foi firmado por conta do grande número de brasileiros descendentes de italianos, possibilitando que esses descendentes tenham direito de receber seus benefícios na Itália.

Para se aposentar na Itália, tanto para homens quanto para mulheres, é necessário ter 66 anos e 7 meses de idade e ao menos 20 anos de contribuição. Agora, se você já é aposentado, é possível receber sua aposentadoria por transferência bancária, indo até o seu banco e solicitando a transferência para o banco italiano que você escolher.

2. Possuir livre circulação na União Europeia

Para quem possui a cidadania italiana, é possível circular por 27 países da Europa sem limite de permanência e com bem menos burocracia. Além de ter livre acesso à União Europeia, você também pode viajar para lugares como Estados Unidos, Canadá ou Japão com mais facilidade, apenas com o passaporte italiano.

Outro benefício atrativo é a possibilidade de passar em filas exclusivas para cidadãos europeus, não precisando esperar em filas gigantes na imigração dos aeroportos. O passaporte italiano é o quarto passaporte mais poderoso do mundo.

3. Contar com a possibilidade de morar nos Estados Unidos

Para muitos brasileiros, morar nos Estados Unidos é um grande sonho que o passaporte italiano pode possibilitar tornar-se realidade.

Há a opção de tirar o visto específico para investidores e abrir um negócio por lá. Isso porque os Estados Unidos possuem um acordo comercial com diversos países, incluindo a Itália, proporcionando a obtenção do visto EB-5 para cidadãos de outros países que pretendem investir e empreender no país norte americano.

O EB-5 é uma maneira de obter o seu green card, residindo legalmente no país como um investidor. Para brasileiros que não possuem a cidadania italiana, o investimento mínimo para se obter o visto é de U$500.000 (dólares), já para quem é cidadão italiano o investimento mínimo é de U$100.000 (dólares), um quinto do valor normal.

4. Viver em Portugal

Muitas pessoas vêm como a maior vantagem de ser cidadão europeu a possibilidade de poder morar em Portugal, sendo um dos destinos mais procurados pelos brasileiros por conta da facilidade com a língua.

Para isso não é necessário visto. Deve-se ir até a Câmara Municipal depois de 3 meses da chegada no país para solicitar o Certificado de Registo como cidadão europeu. Lembrando que não há limite de permanência em países da União Europeia para quem possui cidadania italiana.

5. Aproveitar a gastronomia italiana

Falar de Itália é falar sobre experiências gastronômicas incríveis, no país que é berço de grandes chefes renomados, sendo o segundo do mundo com restaurantes mais estrelados segundo o Guia Michelin.

Há um grande número de pessoas que vão para a Itália estudar a culinária local, principalmente cozinheiros brasileiros que pretendem expandir seus negócios, já que existem diversas instituições e cursos ministrados por profissionais da área. Você também tem a opção de explorar novos lugares e sabores, passeando por rotas turísticas em vinhedos e locais de produções artesanais, enquanto prova vinhos e queijos dos mais variados tipos.

6. Usufruir do sistema de saúde italiano

A Itália é referência mundial quando se fala sobre saúde pública, com uma expectativa de vida média de 83 anos de idade. Cidadãos italianos podem fazer o cadastro no Sistema Nacional de Saúde (SNN), no qual existem tratamentos e consultas gratuitas com especialistas.

Para poder usar os serviços proporcionados pelo SNN, é necessário procurar uma ASL (Azienda Sanitaria Locale) próxima da sua residência para fazer o cartão que dá acesso universal ao sistema, como o cartão do SUS no Brasil.

7. Estar tranquilo em um país seguro

Além da qualidade nos serviços de saúde, a Europa também se destaca muito no quesito segurança pública.

Na Itália, por exemplo, as taxas de homicídio são super baixas e, por possuir uma grande circulação de pessoas e diversos pontos turísticos, há sempre policiais e unidades móveis disponíveis em cada canto das cidades.

8. Fortalecer os vínculos religiosos

A Itália possui mais de 30 mil igrejas espalhadas por todo o território, incluindo locais específicos como o Vaticano, a Catedral de Pisa, e a Basílica de São Francisco na cidade de Assis. Além disso, uma forte característica das igrejas italianas é a presença da arquitetura gótica, vinda da França no século XII, com enormes vitrais e torres pontiagudas, as quais valem muito a pena conhecer.

Um exemplo dessas características se encontra na Catedral de Milão, ou Duomo di Milano, construída em 1386 e localizada na praça central da cidade.

Estar na Itália é vivenciar muitos dogmas da fé, no berço de sua existência.

9. Utilizar o transporte público

Os transportes públicos italianos são muito fáceis de utilizar, e é possível contar com ajuda da população, com informações sempre que necessário.

Os italianos utilizam muito ônibus e trens, os quais permitem ir de uma ponta a outra de cada região pagando um preço bastante econômico, o que facilita muito a visitação de pontos turísticos.

10. Transmitir a Cidadania Italiana aos descendentes

Além de todas essas vantagens, você sabia que ao tornar-se cidadão ítalo-brasileiro, você transmite automaticamente a cidadania italiana a seus filhos e netos? Esse benefício garante que seus descendentes possam usufruir de todas essas vantagens por toda a vida, com muitas portas abertas para moradia, estudo, turismo e planejamento do futuro com qualidade de vida.

Conclusão

Existem muito mais de dez vantagens em adquirir a Cidadania Italiana, principalmente depois dos 50 anos. Nesse momento da vida onde há estabilidade e serenidade para decisões, é possível encontrar qualidade de vida, benefícios à família e a possibilidade de desfrutar de deliciosas novas experiências.

Fale conosco e inicie seu processo. A Simonato cuida de tudo do início ao fim, e você fica no conforto de sua casa planejando os novos passos que virão!