Artigo

Descubra quais são os sobrenomes mais comuns na Itália

Descubra quais são os sobrenomes mais comuns na Itália 

Você já parou para pensar sobre quais são os sobrenomes mais comuns na Itália? Muitas pessoas pesquisam sobre esse assunto quando querem saber se possuem descendência.

A boa notícia é que a Itália permite que qualquer parente ligado diretamente a um italiano possa ser reconhecido como cidadão do país.

Mesmo assim, já adiantamos que você não precisa ter esse sobrenome para comprovar a sua relação parental.

Explicaremos isso ao longo deste artigo, para ajudar você a obter algumas informações iniciais importantes para o processo da cidadania italiana.

Descubra se o seu sobrenome é italiano

Ao conhecer os sobrenomes mais comuns na Itália, você pode descobrir se o seu sobrenome é italiano.

Isso é um indicativo importante para entender a sua árvore genealógica e encontrar o parente italiano da sua família.

Você pode conversar com as pessoas mais velhas, como avôs ou bisavós. Eles podem saber com facilidade o histórico familiar ou pode acontecer desse parentesco ser um pouco mais distante.

Mesmo assim, se seu avô souber os nomes dos pais dele, por exemplo, você já consegue avançar mais na pesquisa da árvore genealógica para encontrar, pouco a pouco, o seu parente italiano.

Quais os sobrenomes mais comuns na Itália?

Listamos abaixo os sobrenomes mais comuns na Itália. Porém, saiba que existe o aportuguesamento e a mudança de alguns termos.

Isso acontece com o passar dos anos e é um processo natural. Diante disso, talvez você não tenha um sobrenome italiano exato, podendo ter um sobrenome bem próximo do original.

Por isso, se você achar que o seu sobrenome pode ter origem italiana depois de ver esta lista, pesquise mais sobre ele, porque você pode sim ter direito à cidadania europeia.

Ressalva feita, agora vamos à lista, na ordem do mais comum para o mais incomum. Usamos o portal Cognomix para nos basear.

  1. Rossi;
  2. Russo;
  3. Ferrari;
  4. Esposito;
  5. Bianchi;
  6. Romano;
  7. Colombo;
  8. Ricci;
  9. Marino;
  10. Greco;
  11. Bruno;
  12. Gallo;
  13. Conti;
  14. De Luca;
  15. Mancini;
  16. Costa;
  17. Giordano;
  18. Rizzo;
  19. Lombardi;
  20. Moretti
  21. Barbieri;
  22. Fontana;
  23. Santoro;
  24. Mariani;
  25. Rinaldi;
  26. Caruso;
  27. Ferrara;
  28. Galli;
  29. Martini;
  30. Leone.

Posso conseguir a cidadania sem ter sobrenome italiano?

Essa é uma dúvida bastante comum e a boa notícia é que você pode conseguir a cidadania mesmo sem ter sobrenome italiano.

Você precisa comprovar a relação parental entre você e o parente europeu através das documentações necessárias, como as certidões de nascimento, óbito e casamento.

O sobrenome nada interfere nisso porque os pais podem escolher quais nomes os filhos terão. Ou seja, qualquer pessoa pode ser descendente de italiano sem ter um sobrenome que comprove.

Outro caso comum, como já comentamos, são os sobrenomes modificados. O seu nome pode ter passado por um aportuguesamento e perdido um “t”, por exemplo, ou ter tido o “ch” substituído pelo “q”.

Então, lembre-se de que o mais importante para ser considerado italiano é ter a certeza de que algum parente direto seu era cidadão italiano. Dessa forma, o que você precisa fazer é conseguir comprovar a descendência.

O que fazer quando não encontro meu descendente italiano?

A fase inicial de entender a sua árvore genealógica e encontrar as certidões é uma das mais difíceis no processo da cidadania.

A maioria das pessoas só percebe isso quando, de fato, começam a procurar as documentações e percebem como o procedimento é burocrático e o trabalho que isso dá.

Mas você não precisa passar por isso sozinho. Uma boa ideia é contratar uma assessoria, como a da Simonato, para auxiliar você durante o procedimento.

Primeiramente, a Simonato tem bastante expertise nesse mercado porque já atua há mais de 7 anos ajudando outros brasileiros a conseguirem a cidadania.

Além disso, a Simonato devolve o seu dinheiro se não conseguir encontrar as certidões necessárias para comprovar a sua descendência. Ou seja, essa contratação não oferece riscos para você, que pode ter medo de fazer um investimento sem retorno.

Se você escolher tirar a cidadania por via tribunal, a assistência da Simonato engloba todo o processo. Ou seja, a Simonato cuida da contratação dos advogados italianos e da burocracia envolvida na entrada do pedido.

Por isso, se você tem dúvidas ou simplesmente prefere fazer o procedimento com uma assessoria para ter uma chance maior de ser reconhecido como italiano, é só entrar em contato conosco.

Descobrindo a descendência, como tirar a cidadania?

Existem três formas de dar entrada no seu pedido de cidadania italiana. Você pode fazer isso através dos consulados brasileiros, o que é um processo barato, mas muito demorado, chegando a levar mais de 10 anos para ser concluído.

Outra alternativa, a que nós recomendamos, é via tribunal, em que você contrata advogados da Itália para dar entrada no processo. Isso leva, no máximo, 2 anos porque segue a lei do país. E você pode ficar no Brasil durante a transação.

Por fim, a opção mais rápida é ir até a Itália tirar a cidadania pela via administrativa. Com isso, você conseguirá o reconhecimento europeu em curto tempo, entre três e seis meses. Porém, precisará morar na Itália durante todo o procedimento. A maioria das pessoas não tem essa flexibilidade e nem podem arcar com os custos envolvidos.

Conclusão

Os sobrenomes mais comuns na Itália são Rossi, Russo, Ferrari, Esposito e Bianchi. Mas existem muitos outros e essa lista é apenas uma pequena amostra de toda a variedade de sobrenomes italianos.

Nós encontramos muitos desses sobrenomes no Brasil e você pode ter um deles.

Mesmo se esse não for o caso, você ainda pode ser descendente de italiano e pode comprovar isso através das certidões necessárias de todos os seus parentes diretos até chegar ao italiano da família.

E precisando de ajuda, saiba que pode contar com  a Simonato para orientar você no seu processo de cidadania.