Artigo

Conheça 5 tradições natalinas da Itália!


Conheça 5 tradições natalinas da Itália!

1. Mercatinis Di Natale


A preparação para o Natal começa com a tradição de enfeitar casas, jardins, árvores e janelas. Os enfeites são encontrados nos mercados de Natal. Neles, não faltam vendedores de castanhas torradas e vinho quente, o que deixa aromas e sabores bem típicos de Natal no ar.


2. Calendário de Natal


Na Itália é muito comum encontrar nas casas uma espécie de calendário, com a contagem regressiva até o Natal, em que é possível encontrar uma surpresinha como bala ou chocolate a cada dia que passa.


3. Lindos Presépios


Os presépios italianos são uma das grandes atrações desta data comemorativa. O menino Jesus, ou Gesù bambino, só é colocado na manjedoura no dia 25 de dezembro e os reis magos no dia 06 de janeiro.


4. Data para montar e desmontar a árvores


A tradição estabelece a montagem das árvores no dia 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição (Immacolata Concezione), feriado importante do calendário católico. Para serem desmontadas, a data é o dia 6 de janeiro, dia de Reis.


5. Chegada da Befana


Além de ser dia de Reis, 6 de janeiro representa também o dia da Befana. Diz a lenda que uma velha de nariz grande e saia longa vai de casa em casa em uma vassoura. As crianças boazinhas ganham balas/chocolates e presentes, e as travessas um pedaço de carvão (atualmente são doces em forma de carvão na cor preta).


Ficou encantado com o Natal na Itália? Conte para aqui da simonato nós!