Artigo

Como tirar cidadania italiana por conta própria?

Como tirar cidadania italiana por conta própria?

Conseguir reconhecer a cidadania italiana por conta própria e ter todos os direitos de uma pessoa nascida na Itália é um objetivo a ser alcançado por muitos descendentes que buscam essa ratificação.

O que ocorre é que o procedimento de obtenção da nacionalidade italiana pode não ser tão simples, a depender do caso concreto em análise.

Algumas pessoas têm poucas informações e documentos a respeito de seus antepassados italianos que compõem sua árvore genealógica.

Portanto, obter esses documentos pode não ser uma tarefa simples, sendo, por vezes, necessária a consulta a uma base de dados localizada na Itália, para conseguir chegar a registros como certidão de batismo e de nascimento.

Ademais, escolhas erradas no processo de reconhecimento da cidadania podem prolongar bastante o tempo de espera pela conclusão do procedimento ou torná-lo mais caro ao interessado.

Desse modo, é interessante refletir a respeito das consequências pela opção de resolver todo o procedimento de reconhecimento da cidadania por conta própria, conforme será explicado adiante.

É possível fazer o procedimento de reconhecimento da cidadania italiana por conta própria?

Sim. A princípio, é possível que o indivíduo requeira sua cidadania italiana individualmente, sem a necessidade de uma assessoria.

A pessoa deverá, primeiramente, reunir a documentação necessária, buscando informações junto aos demais parentes que são descendentes de italianos.

Após isso, deve decidir a via que utilizará para dar entrada no requerimento, sendo possível que o pedido seja feito no Consulado, de forma administrativa na Itália ou judicialmente.

O indivíduo necessitará empreender esforço em diversas outras etapas do processo, bem como investir uma quantidade significativa de tempo no processo de cidadania, além do planejamento demandado.

É vantajoso realizar o processo de reconhecimento da cidadania italiana por conta própria?

Não há como dar uma resposta exata para todos os casos, porém, o que se vê, em geral, é que realizar o processo de cidadania italiana sozinho é muito difícil.

Inicialmente, entende-se que o conhecimento é uma peça-chave para obter a cidadania com celeridade.

O processo no Consulado, por exemplo, pode durar anos. Já pensou o quanto esse processo pode ser demorado se não for feito da maneira correta por desconhecimento do solicitante?

Quem faz o procedimento da cidadania sozinho terá que reunir os documentos do processo, retificar os documentos, traduzi-los com tradutores juramentados e apostilar os documentos e as respectivas traduções.

Além disso, caso a pessoa decida ir à Itália para fazer o pedido administrativo por lá, vê-se que é valioso deter um conhecimento que ajude na realização do procedimento. Lembrando que cada dia é valioso para quem deseja obter o reconhecimento da cidadania com rapidez.

Ademais, estar na Itália arcando com os custos de moradia no país enquanto o procedimento é finalizado traz uma urgência ao interessado.

Assim, para que a cidadania esteja reconhecida o mais rápido possível aparecem como estratégicos o planejamento e a experiência.

Pasta familiar

A pasta familiar se trata da documentação pertinente ao processo de cidadania italiana que já foi finalizado.

Quando o procedimento para reconhecer a cidadania italiana é encerrado, as comunes ou o Consulado (a depender de onde o processo tramitou) arquivam a documentação do requerente.

Além disso, por já ter feito o processo, o parente em questão provavelmente terá cópias guardadas de todo o processo efetuado.

Ocorre que a obtenção fácil dos documentos pode economizar bastante tempo ao requerente que deseja ser cidadão italiano.

Ressalte-se que o acesso à documentação não trará necessariamente um mais ágil andamento do feito em si, todavia aquela etapa inicial de buscar cada documento será encurtada, o que é bastante favorável à rapidez do processo.

A pesquisa e busca de documentos é uma das partes que podem ser mais demoradas ao início e andamento do processo. Ocorre que, muitas vezes, o solicitante encontra várias dificuldades para localizar e reunir esses documentos, o que demanda muito tempo.

Saiba mais sobre a pasta familiar e o procedimento para a cidadania italiana clicando aqui.

Árvore genealógica

A depender do caso, torna-se cada vez mais necessária a confecção da árvore genealógica do interessado em reconhecer a cidadania italiana.

Ocorre que é a partir da árvore genealógica, com a inserção de datas e outros dados, que o requerente consegue entender melhor os documentos que precisará para demonstrar sua descendência italiana perante as autoridades responsáveis pela análise do pedido.

Realizar o processo sozinho é ainda mais difícil, especialmente porque, por vezes, é necessário buscar documentos dos antepassados que só podem ser obtidos na Itália.

Ademais, todo o procedimento requer bastante conhecimento e tempo de dedicação, devendo a parte solicitante ciente desse fato.

Conclusão

Vê-se, a partir do descrito acima, que obter a cidadania italiana por meio de um processo realizado por conta própria é possível, entretanto é um procedimento burocrático e dificultoso.

Embora seja uma alternativa barata, a resolução de todas as questões pertinentes à cidadania acaba saindo caro no sentido da dedicação que é necessária. 

Desse modo, a pessoa pode acabar tendo que focar bastante no processo de cidadania e ficar com menos tempo disponível para trabalho, por exemplo.

Assim, não é interessante pensar apenas do ponto de vista econômico imediato, mas também ponderar se compensa essa alternativa.

Contratar uma assessoria é algo que pode ajudar muito o interessado em requerer sua cidadania italiana.

Uma assessoria a ser destacada é a da Simonato Cidadania, empresa experiente no mercado que já ajudou vários ítalo-brasileiros a terem sua cidadania reconhecida.

Essa empresa possui grande atuação na área de cidadania italiana e pode te ajudar a tomar as decisões corretas no seu processo, bem como poupar tempo e dinheiro, otimizando o procedimento.