Artigo

Como saber se tenho cidadania italiana

Alguma vez você já se perguntou: “como saber se tenho cidadania italiana?” Esse sonho da dupla cidadania é presente em boa parte das pessoas. E muitos brasileiros seguem a ideia de morar em outro país e conquistar melhores condições como um objetivo de vida.

Nesse contexto, a Itália é um dos países mais procurados. O país tem uma culinária reconhecida internacionalmente, cenários paradisíacos, facilidade no aprendizado da língua e ainda é o centro da cultura ocidental.

Além disso, a cidadania italiana é uma das mais procuradas do mundo pela excelente qualidade de vida do país.

Para saber se você tem cidadania italiana, é fundamental conhecer os critérios exigidos.

Você pode obter esse direito por diferentes maneiras: descendência direta, casamento, nascimento em território italiano. Por isso, você precisa descobrir se possui algum dos requisitos necessários para fazer a solicitação.

Sem dúvidas, você pode entender esses critérios e fazer todo o procedimento sozinho, mas é claro que faz toda a diferença receber ajuda de quem entende do assunto. Portanto, contratar o serviço de uma boa assessoria pode ser a diferença entre conquistar ou não a tão sonhada cidadania italiana.

Então, com o intuito de auxiliar você em todas as etapas dessa busca, nós, da Simonato, preparamos um artigo com os principais pontos a esclarecer, para que você saiba de uma vez se tem cidadania italiana.

Se quiser, você também pode entrar em contato conosco para aprofundar ainda mais seu conhecimento e iniciar o requerimento de cidadania.

Para que ter cidadania italiana?

Você encontra diversos benefícios em ter uma cidadania italiana e vamos explicar melhor os principais deles:

  • Receber passaporte italiano e transitar livremente pelos países do tratado de Schengen. Isso inclui nomes como França, Portugal, Alemanha, Espanha e Grécia.

  • Ter direito aos benefícios de ser cidadão italiano, podendo usufruir dos programas do governo e morar no país.
  • Transmitir a cidadania aos seus filhos, fazendo com que os seus descendentes também sejam italianos e possam usufruir das mesmas vantagens sem burocracia.
  • Conseguir entrar em países como Estados Unidos e Canadá de forma mais prática e simples. Isso, muitas vezes, é um processo bastante burocrático para brasileiros.
  • Poder estudar e trabalhar na Europa sem visto. Você é realmente considerado um cidadão italiano.
  • Ganhar o direito de viver em qualquer país da União Europeia. Esse é o sonho de muitos brasileiros e uma das grandes vantagens de se tirar a cidadania.
  • Investir no exterior com menor valor de aporte.

Essas são algumas das razões pelas quais vale a pena pesquisar sobre a sua descendência, para entender se você pode tirar cidadania italiana.

Como saber se tenho cidadania italiana?

Após entender os benefícios, você pode estar ainda mais interessado em realizar o seu procedimento. Agora, surge a pergunta “como saber se tenho cidadania italiana?”.

Existem algumas formas de você fazer essa pesquisa e daremos dicas para você saber onde se basear.

Mesmo assim, se precisar, pode contatar conosco, porque temos bastante experiência em descobrir informações sobre a descendência dos nossos clientes.

Além disso, nós devolvemos o dinheiro  investido por você,  se não encontrarmos as certidões necessárias que comprovam o seu direito à cidadania.

Dito isso, você pode começar o seu processo de pesquisa conversando com as pessoas idosas da sua família. Elas, provavelmente, terão informações importantes para passar a você.

Isso vai ajudar você a construir a sua árvore genealógica, um processo muito importante para conseguir a cidadania italiana.

Essa árvore consiste em um organograma, onde você se conecta até o seu descendente italiano através da relação parental da sua família.

Ou seja, você pode começar por você. Em seguida, incluir os seus pais, depois, os seus avós e assim por diante. Recomendamos que coloque informações importantes de cada pessoa como nome completo, nacionalidade e ano de nascimento ou outros dados que você considerar relevantes.

Você provavelmente não conseguirá reunir as informações de toda a sua família. Mas pode continuar essa busca em cartórios ou até no Google.

E, como já comentamos, pode contar com a Simonato, pois somos verdadeiros ninjas no processo de encontrar certidões e tornar realidade a sua cidadania italiana.

Nós também preparamos toda a documentação para dar entrada nela. Confiamos tanto em nosso trabalho que, se não encontrarmos as certidões necessárias, nós devolvemos o seu dinheiro.

Como dar entrada na cidadania?

Quando você reunir tudo o que precisa e tiver a certeza de que é descendente italiano, já pode dar entrada em sua cidadania. E existem três maneiras para isso.

Via consulado

Uma das maneiras mais comuns de tirar a cidadania é através de um dos consulados italianos no Brasil. Existem seis deles e você deve consultar qual é o responsável pela região em que você mora.

Esse é um procedimento pouco custoso, porém, bastante burocrático e extremamente lento. A fila de espera do consulado é tão longa que a maioria das pessoas nem considera essa opção como uma hipótese real.

O prazo varia. Porém, ele costuma demorar entre 7 e 12 anos. Ou seja, você precisará esperar longos anos para conseguir ter acesso aos seus direitos italianos. Isso é inviável para quem tem planos a curto prazo de ir morar em outro país, por exemplo.

Além disso, se você precisar fazer correções nas certidões ou apresentar algum documento inconsistente, esse prazo pode ser ainda mais longo.

Via administrativa

De forma contrária à anterior, a via administrativa é a mais rápida. Porém, a maioria das pessoas também não conseguem optar por esse caminho.

Essa via consiste em viajar até a Itália para dar a entrada no processo por lá. Isso é bem mais rápido e costuma levar entre três e seis meses.

Porém, além de precisar viajar para a Itália, você precisa ficar no país durante todo o trâmite. Ou seja, você precisa se mudar para a Europa durante alguns meses.

Além de isso ter um custo alto, muitas pessoas não têm essa disponibilidade no trabalho ou com a família, por exemplo.

Diante disso, essa também acaba sendo uma alternativa inviável, na maioria dos casos.

Via judicial

A boa notícia é que existe um terceiro caminho. Nós o recomendamos e o consideramos um meio termo bastante interessante em relação às opções acima. Estamos falando da via judicial, com um custo-benefício que vale a pena destacar.

Essa é a via em que você contrata advogados na Itália para fazerem o procedimento por lá. Porém, você não precisa viajar em nenhum momento, podendo estar no Brasil durante toda a transação.

Essa é uma vantagem muito relevante dessa alternativa. Além disso, como o processo é realizado na Itália, ele segue a lei do país e leva, no máximo, dois anos. E esse é o prazo para você conseguir a sua cidadania pela via tribunal, a partir da data em que você der entrada nos papéis.

E outro benefício desta opção é que você pode contar com uma assessoria como a da Simonato para auxiliar você em todo o processo. Explicaremos melhor como ela funciona no tópico abaixo.

Assessoria Simonato

A assessoria Simonato na via judicial é bastante completa e auxilia você em todo o procedimento. Isso engloba desde encontrar as certidões que comprovam a cidadania até a contratação dos advogados italianos e o acompanhamento de todo o processo.

Assim, você não precisa se preocupar com a burocracia envolvida nessa transação. Também pode ficar mais tranquilo sobre a confiança nos advogados italianos, porque a Simonato conta com uma equipe especializada na cidadania para brasileiros.

Nós também tiramos quaisquer dúvidas que você possa ter durante o processo. E ainda orientamos você caso seja necessário fazer alguma alteração nas certidões, como correção de nome, devido a algum aportuguesamento, por exemplo.

Por fim, como já ressaltamos acima, devolvemos o seu dinheiro se não conseguirmos encontrar as certidões que comprovam a sua cidadania italiana. Ou seja, você não precisa se preocupar em fazer um investimento que não trará retorno.

Principais conclusões

Agora você já sabe como dar os primeiros passos para responder a pergunta “como saber se tenho cidadania italiana?”.

Então, siga as dicas que demos ao longo deste artigo para avançar na sua busca e descobrir se você tem descendência.

Além disso, não se esqueça de analisar bastante os prós e contras das três formas de tirar cidadania, a fim de escolher a ideal para você.

Sugerimos, também, que você dê uma olhada em nosso blog, pois ele pode conter outros conteúdos relevantes para você. Você pode começar entendendo as novas regras para processos de reconhecimento de cidadania italiana via tribunais italianos.