Artigo

Como morar na Itália de graça?

Como morar na Itália de graça?

Morar na Itália é um sonho para muitos ítalo-brasileiros, porém, algumas vezes, faltam recursos para concretizar esse objetivo. Daí surge o questionamento: Como morar na Itália de graça? Saiba a seguir se é possível.

Constantemente saem notícias que chamam bastante atenção de quem as vê, principalmente pelo título: “Cidade na Itália paga para que as pessoas se mudem para lá” e manchetes semelhantes.

É normal que a pessoa fique em dúvida se essas ofertas são verídicas ou não. Contudo, surge o desejo de ir atrás da oportunidade, principalmente para quem já tem o sonho de viver na Itália.

Além disso, as pessoas também se perguntam: possuir a cidadania italiana ajuda a residir de graça na Itália? Veja adiante.

Como morar na Itália de graça? É possível?

Depende do que você entende por “de graça”. Na verdade, não existe a oferta de morar em um lugar da Itália sem ter que pagar nada por isso ou sem que seja preciso exercer um trabalho.

No entanto, é possível que existam incentivos concedidos pelo governo para que o italiano se mude para certos locais da Itália, como já ocorreu com prefeituras oferecendo auxílios para quem escolhesse residir na cidade.

Geralmente, as comunes que oferecem esses incentivos são os lugares menores e que precisam de mão de obra. No entanto, o auxílio costuma exigir determinadas condições e ter um valor limitado.

Um caso recente de oferta de subsídios para moradia na Itália ocorreu na cidade de Mântua, na parte Norte do país europeu.

Portanto, é possível sim economizar um bom dinheiro e encontrar uma proposta rentável de mudança para alguma cidade da Itália, especialmente se você tiver em mente trabalhar com algo na região.

Para conseguir obter essas oportunidades, ter a cidadania italiana pode ser de grande valia.

Descubra se com a cidadania italiana é possível morar em qualquer país da Europa, clicando aqui.

Cidadania italiana e residência na Itália

Para aproveitar dos benefícios concedidos para residir na Itália, é muito interessante que a pessoa possua a cidadania italiana.

A cidadania italiana confere à pessoa os mesmos benefícios que um italiano nascido na Itália tem. Ou seja, a competição no mercado do trabalho e em outros âmbitos ocorre com igualdade.

Desse modo, caso você seja descendente de italianos, diligencie a respeito dos documentos de seu antepassado.

Confira como morar legalmente na Itália, clicando aqui.

Monte sua árvore genealógica

Uma maneira eficiente de localizar os dados e documentos de seu antepassado italiano e conseguir pleitear sua cidadania italiana é montando sua árvore genealógica.

Nesse sentido, busque junto a seus familiares as informações de parentes, traçando uma linha genealógica até chegar ao seu antepassado italiano.

Na oportunidade, anote datas, observações e outros dados que sejam relevantes. As informações que puderem ser obtidas serão úteis para conseguir os documentos necessários ao pedido de cidadania.

Desse modo, caso os seus familiares não tenham guardado os documentos referentes ao seu antepassado italiano, você poderá buscar por tais registros inclusive diretamente na Itália.

Assim, com datas e outras informações, você poderá pedir que sejam consultados os documentos de seu antepassado junto à comune de origem dele ou igrejas.

Como requerer a cidadania italiana? Conheça as vias possíveis

Uma das maneiras de conseguir a cidadania italiana é pela via administrativa. Nela, o interessado irá requerer suas pretensões diretamente na comune, na Itália.

Para isso, é preciso que a pessoa resida na Itália por um tempo, até que o processo seja concluído.

O interessado fixará residência na Itália e receberá a visita de um agente governamental que atestará o endereço como de residência do ítalo-brasileiro. A partir do devido registro, a pessoa poderá solicitar a cidadania italiana.

Desse modo, a via administrativa envolve custos com moradia e outras despesas. Ademais, a pessoa precisará estar presencialmente na Itália por um significativo período, pois o processo dura de 3 (três) a 6 (seis) meses.

Caso a pessoa trabalhe no Brasil e não tenha a possibilidade de laborar de forma remota a partir da Itália, isso poderá ser um óbice à escolha da via administrativa.

Outra maneira possível de conseguir a cidadania italiana é por meio da via judicial. Para isso, a pessoa precisa contratar um advogado para representar seus direitos perante a justiça italiana.

O tempo de espera é maior que o da via administrativa, uma vez que a conclusão do pedido judicial dura por volta de 2 (dois) anos.

Entretanto, a ação judicial pode ser mais cômoda para aquelas pessoas que não podem residir por um tempo na Itália.

É necessário reunir toda a documentação que comprova o direito à cidadania italiana para que a pessoa satisfaça com êxito os requisitos necessários à concessão do pedido.

Outra possibilidade é fazer o pedido de obtenção da cidadania italiana diretamente em Consulado da Itália no Brasil.

Contudo, é importante destacar que essa opção é a que tem maior tempo de espera pelo que se observa comumente.

Alguns pedidos de cidadania italiana feitos no Consulado demoram até 10 (dez) anos ou mais para serem analisados e concluídos.

Desse modo, apesar de ser uma opção relativamente barata, o pedido feito ao Consulado pode custar muito tempo e fazer com que o ítalo-brasileiro tenha que aguardar muito para usufruir dos benefícios de sua cidadania italiana.

Descubra se é possível trabalhar enquanto ocorre o processo de cidadania italiana, clicando aqui.

Conclusão

É possível conseguir ótimos benefícios para morar em determinadas cidades italianas. O subsídio costuma ser limitado e, ao contrário do que muitos acreditam ao lerem algumas matérias, não perdurará por toda a vida. Ou seja, é difícil saber como morar na Itália de graça a longo prazo.

Desse modo, o que se recomenda é que caso a pessoa esteja interessada nos auxílios oferecidos para morar em alguma cidade italiana, planeje bem sua vida por lá, pensando no trabalho e nos estudos.

Ademais, vê-se que possuir a cidadania italiana pode ajudar muito no sonho de residir na Itália que vários ítalo-brasileiros possuem.

Desse modo, caso você seja descendente de italianos, busque obter o reconhecimento de sua cidadania italiana. Para isso, a Simonato Cidadania, empresa experiente na área, pode te ajudar, enquanto assessoria preparada e capacitada.

Conheça mais sobre o trabalho da Simonato Cidadania, clicando aqui.