Como é trabalhar na Itália como nômade digital?
Um novo estilo de vida em um dos países mais inspiradores do mundo
Você já imaginou fazer suas reuniões remotas com vista para o Coliseu ou responder e-mails ao som dos sinos de uma vila toscana? Com a ascensão do trabalho remoto, muitos brasileiros estão deixando o caos urbano e trocando a rotina acelerada por um cenário europeu de tranquilidade, cultura e qualidade de vida. A Itália tem se destacado como um dos destinos mais atrativos para nômades digitais. Principalmente para quem tem ou está em processo de obter a Cidadania Italiana.
Mas afinal, como é viver e trabalhar assim por lá?
1. Conexão de qualidade e infraestrutura europeia
Ao contrário do que muitos pensam, a Itália possui ótima estrutura para quem depende de internet.
Cidades como Milão, Bolonha e Roma oferecem Wi-Fi público, coworkings modernos e cafés preparados para home office. Já vilarejos menores, como Lecce ou Orvieto, estão se digitalizando e atraindo profissionais criativos que querem paz sem abrir mão de produtividade.
De acordo com dados atualizados do Speedtest Global Index, a Itália tem uma velocidade média de internet de 86 Mbps, enquanto o Brasil registra 62 Mbps.
2. Custo de vida ajustável ao seu estilo
Sim, viver na Itália pode ser mais acessível do que você imagina. Em cidades grandes, o custo de vida é equivalente ao de capitais brasileiras como São Paulo ou Florianópolis.
Mas se você optar por cidades do interior ou regiões menos turísticas, é possível viver com conforto, boa alimentação, transporte público eficiente e moradia tranquila por cerca de 1.000 a 1.400 euros por mês.
E para quem tem cidadania italiana, os custos com saúde e educação são praticamente nulos.
3. A cultura trabalha a seu favor
Na Itália, o trabalho é levado a sério, mas a vida vem primeiro. O tempo é mais lento. As pessoas valorizam o café da manhã, o almoço com amigos e o final de tarde com uma taça de vinho ao ar livre. Trabalhar remotamente na Itália não é só sobre produtividade, é sobre qualidade de tempo e bem-estar mental.
4. Oportunidades e vantagens para quem tem cidadania
Se você tem descendência italiana, pode ter o direito à Cidadania Italiana e, com ela, acesso livre a todo o espaço Schengen. Isso significa mais liberdade, menos burocracia e possibilidade de permanecer legalmente em qualquer país da União Europeia por tempo ilimitado.
Além disso, você pode abrir empresas, emitir nota fiscal como autônomo e trabalhar para empresas europeias com mais facilidade.
