Artigo

Como comprovar cidadania italiana?

Como comprovar cidadania italiana?

Saber como comprovar cidadania italiana é o desejo de milhares de brasileiros que desconfiam ser descendentes de pessoas oriundas da Itália.

Atualmente, a Itália oferece boas oportunidades de trabalho e de formação profissional, assim como outros países da Europa que têm a entrada e permanência facilitada para italianos.

Desse modo, muitos brasileiros que possuem ascendência italiana procuram, cada vez mais, ter sua cidadania italiana declarada pelas autoridades responsáveis.

Todavia, para ter êxito no processo de cidadania, o ítalo-brasileiro deverá comprovar a sua condição de descendente de italiano.

Muitas vezes, o interessado não sabe como poderá comprovar perante os responsáveis que possui um italiano em sua árvore genealógica.

Porém, é preciso que o requerente saiba que há algumas formas possíveis de comprovar a cidadania italiana, havendo algumas informações que são cruciais para o sucesso do procedimento.

Conheça melhor a seguir as maneiras de comprovação da cidadania italiana e saiba como incluir provas robustas em seu pedido.

Importância das provas no processo de reconhecimento da cidadania italiana

As autoridades responsáveis pela análise dos pedidos de obtenção da cidadania italiana recebem várias demandas constantemente.

Assim como ocorre em processos e procedimentos relativos a outras questões, no processo de reconhecimento da cidadania italiana a apresentação de provas das alegações do requerente terão grande valia.

Ocorre que, é a partir da prova, especialmente a documental, que o responsável pode verificar que o solicitante realmente é descendente de italiano, fazendo, portanto, jus à cidadania.

Contudo, nem sempre é fácil a obtenção das provas que confirmam a ascendência italiana. No caso dos ítalo-brasileiros, observa-se que a maioria descende de italianos que chegaram ao Brasil no forte processo migratório ocorrido nos séculos XIX e XX.

Desse modo, muitos documentos e histórias foram esquecidas e precisam, agora, ser reencontradas pelos descendentes que sonham em ter sua cidadania da Itália reconhecida.

Apesar das dificuldades, é possível localizar sua árvore genealógica e comprovar o direito à cidadania.

Como comprovar cidadania italiana com provas

Os documentos que o interessado terá que juntar ao seu pedido de reconhecimento da cidadania italiana são aqueles que estão aptos a demonstrar a descendência do requerente.

Embora possa haver alguma variação em razão da escolha da via para o requerimento da cidadania, geralmente são os seguintes documentos que compõem a solicitação:

  • Certidão de nascimento do seu antepassado italiano, bem como as certidões familiares seguintes que comprovam seu vínculo com ele;
  • Certidão de casamento do seu antepassado italiano;
  • Certidão de óbito do seu antepassado italiano;
  • Certidão negativa de naturalização – CNN (que serve para descobrir se o seu antepassado se naturalizou brasileiro).

Em alguns casos, é possível fazer pesquisas na Itália acerca de documentos do seu antepassado. Alguns documentos úteis são certidões de nascimento, batismo ou casamento nas igrejas italianas. Clique aqui para ver vídeos que podem te ajudar a encontrar os documentos necessários ao pedido.

Nesse sentido, os documentos podem ser hábeis à comprovação da cidadania italiana do requerente, dado que demonstram a ascendência e o vínculo com a Itália.

Inclusive, é possível contratar uma assessoria para auxiliar no procedimento de busca de documentos de antepassados italianos na Itália. Conheça mais a respeito desse serviço oferecido pela Simonato Cidadania.

Montando sua árvore genealógica italiana

Nem sempre é simples localizar os antepassados para comprovar cidadania italiana, principalmente porque muitos assimilaram com rapidez a cultura brasileira e se integraram totalmente na sociedade local. Ademais, ao longo da história, foram recorrentes os erros nos registros dos sobrenomes italianos no Brasil, o que dificulta a localização dos ascendentes.


Contudo, é possível encontrar seus parentes italianos e facilitar a obtenção da condição de cidadão da Itália.Caso você tenha um sobrenome específico de uma região da Itália, fica mais fácil localizar e determinar uma região de busca dos documentos de seus antepassados.


Além disso, a internet é uma aliada na procura pelos parentes italianos. Há vários sites que possuem registros de famílias italianas, certidões e até mesmo documentos relacionados à imigração italiana.

Desse modo, a busca pelos antepassados italianos pode ser mais simples a partir das facilidades tecnológicas. A Simonato Cidadania também atua na procura por antepassados italianos dos interessados e você pode saber mais sobre isso clicando aqui.

A CNN - Certidão negativa de naturalização

É necessário falar de maneira mais detalhada sobre esse documento.A CNN - Certidão negativa de naturalização é um documento que atesta que o seu antepassado italiano não se naturalizou brasileiro.

Porém, você pode ter a seguinte dúvida: o fato do meu antepassado italiano ter se naturalizado brasileiro pode impedir o reconhecimento da minha cidadania.

A resposta é depende. A opção do italiano por naturalizar-se brasileiro implicava em perder a cidadania italiana.

Portanto, caso o seu ascendente tenha feito essa escolha, você não terá direito à cidadania italiana.

Contudo, é preciso estar atento ao seguinte detalhe: o momento da naturalização.

Caso o italiano tenha optado pela naturalização depois do nascimento do filho, o seu descendente terá o direito à cidadania, pois ela foi passada antes da naturalização.

Desse modo, a título de exemplo, caso o seu bisavô italiano tenha obtido a naturalidade brasileira após o nascimento do seu avô, a transmissão do direito à cidadania italiana já tinha ocorrido e, portanto, você poderá requerer a sua nacionalidade do país europeu.

Como ingressar com o pedido de reconhecimento da cidadania italiana?

Há algumas possibilidades e escolhas a serem feitas para efetuar o pedido da cidadania italiana.

O requerimento pode ocorrer em um Consulado da Itália no Brasil, administrativamente no território italiano ou pela via judicial. Cada uma dessas opções demanda um determinado investimento de tempo e de dinheiro que deve ser bem analisado.

Ademais, há a possibilidade de o interessado na cidadania contar com uma assessoria que irá ajudá-lo a conseguir obter a cidadania italiana em um período razoável a partir de um investimento justo.

Nesse sentido, destaca-se a Simonato Cidadania como empresa experiente e conceituada na área, que já ajudou muitos ítalo-brasileiros a conseguirem sua cidadania italiana. Conheça mais sobre o trabalho da Simonato Cidadania.