Artigo

Como aprender a língua italiana sozinho?

Quer aprender italiano mas não tem tempo ou dinheiro para se matricular em cursos regulares da língua? Nesse artigo nós vamos te ensinar recursos básicos de como aprender a língua italiana sozinho de forma gratuita e online.

Por mais que seja considerada um dos dialetos mais bonitos e estudados do mundo, o Italiano é pouco difundido e praticado nas escolas brasileiras. O ensino particular do idioma não é barato, além de ser oferecido em pouquíssimas instituições.

Estamos aqui com o propósito de indicar caminhos para aprender essa língua maravilhosa a custo zero (ou muito baixo) e completamente online – o que é perfeitamente possível. Por isso, separamos alguns recursos e dicas importantes que você pode utilizar em sua aprendizagem.

Temos certeza que, com vontade e dedicação, você sairá dessa leitura com um planejamento útil para colocar em prática esse sonho.

Dicas para aprender Italiano

Assim como em qualquer outra língua, o estudante  da língua italiana precisa se dedicar a ponto de conseguir pensar em italiano, e não simplesmente traduzir as sentenças da língua materna.

Por essa razão, algumas metodologias imersivas são bastante úteis. Aqui, apresentaremos algumas sugestões para quem realmente quer ler, conversar e entender como um nativo na língua italiana – o que é completamente possível.


  • Memorizar vocabulário: a memória é nossa grande aliada para aprender novas informações, absorver conhecimentos e adquirir mais capacidade de armazenamento mental. Por isso, é muito importante entendermos que memorizar novas palavras e aumentar o vocabulário forma a base para que toda a aprendizagem ocorra.
  • Dicionários de língua: os estudantes que consultam dicionários de forma frequente conseguem ampliar seu conhecimento e memorizar, sem esforço, a grafia das palavras. Essa é uma ferramenta de estudo que ajuda no desenvolvimento de vocabulário, na gramática, na pronúncia, na leitura e na interpretação de textos.
  • Podcasts: a maioria dos estudantes têm mais dificuldade em entender o que está sendo falado que em escrever ou ler em um idioma estrangeiro. Por isso, é essencial que todos que queiram aprender italiano exercitem a sua capacidade de audição. Muitos podcasts para aprender italiano estão disponíveis gratuitamente online. Indicamos o News in Slow Italian, um podcast de notícias da Itália, que é lido mais lentamente para quem não tem habilidades avançadas no idioma.
  • Filmes e séries: existem milhares de filmes e séries na língua italiana. Uma dica legal é deixar áudio e legenda em italiano. Outra dica é que, eventualmente, você possa assistir filmes que já tenha visto em português e saiba o que vai acontecer. É uma forma divertida de aprender a língua sem se dar conta.
  • Músicas: escutar músicas em italiano é sempre um bom exercício de compreensão e gramática. Esse site traz 100 músicas em italiano para analisar. Neste outro, você ouve e completa a palavra em italiano que faltou.
  • Canais de Youtube: existem milhares de professores que decidiram ampliar o alcance dos seus conhecimentos no Youtube. Embora muitos vendam materiais e cursos pagos, existem muitas informações gratuitas na plataforma – vale a pena pesquisar.

  • Praticar em italiano: praticar o diálogo é uma parte fundamental para aprender a se comunicar em uma língua. Neste site você encontra muitas pessoas para praticar por mensagens de texto, voz ou vídeo chamadas. Neste outro, você pode contratar tutores ou professores de italiano.
  • Ler e escrever em italiano:
    além de todas essas dicas que te passamos, você pode praticar a leitura e aumentar o seu vocabulário em sites de notícias, como a BBC, a RAI Itália – para aprender o básico da língua e os princípios da Constituição do país – e a Euronews.

Curso online e gratuito oferecido pela USP: dire, fare, partire!

Disponibilizado de forma 100% gratuita e online, a Universidade de São Paulo (USP) possui um curso de Italiano exclusivamente para brasileiros. O curso foca nas principais dificuldades de assimilação que os brasileiros têm ao aprender a nova língua.

São módulos de 16 aulas cada um, sendo que cada aula é dividida em duas partes. O diferencial deste material, disponibilizado no portal de e-aulas da USP, é o de que ele conta, sobretudo, com elementos de comunicação cultural.

Esse curso é um material de apoio elaborado para professores e alunos brasileiros do ensino público e privado e cria oportunidades para que o aluno possa dialogar com a cultura italiana.

Se possível, faça uma imersão viajando

Qualquer coisa é mais fácil de se aprender quando há prazer envolvido. A receita para desfrutar do gosto pelo idioma italiano é simples: misturar o aprendizado à cultura local. O resultado é um mergulho intenso na língua, em novas experiências de vida e em memórias inesquecíveis.

A viagem proporciona uma imersão que coloca a língua italiana como protagonista. Quanto mais o indivíduo se familiariza com o novo idioma, mais rápido é seu aprendizado – uma técnica infalível para quem tem pressa ou pouca paciência.

Para o cidadão italiano, não existe um limite de permanência no país ou burocracias: você pode optar por uma viagem sem pressa de voltar ao Brasil, com todos os direitos e benefícios de um cidadão Europeu.

Cidadão europeu e suas vantagens

Além das vantagens e benefícios de ser um cidadão europeu, tirar a cidadania italiana proporciona experiências incríveis: a comuna italiana, por exemplo, oferece cursos gratuitos para quem tem permesso – autorização de residência temporária no país – e para quem se tornou cidadão italiano recentemente.


Para quem pretende estudar na Itália, a maioria dos cursos de graduação, a princípio, não exigem que o estudante tenha conhecimento sobre a língua italiana. Isso porque existem muitas opções de universidades que ministram aulas em inglês, por exemplo.

A necessidade de dominar a língua italiana vem como os anos de prática, já que os estudantes começam a se comunicar com os nativos para aplicar seus conhecimentos, conseguir emprego, entre outras atividades necessárias no país.

Por isso, muitas faculdades italianas contribuem com cursos gratuitos de língua nos primeiros anos. Dessa forma, além de aprimorar o contato com os nativos, os estudantes podem resolver coisas do dia a dia fora da faculdade sem nenhum empecilho.