Artigo

Cidadania por Matrimônio - Houve mudanças na prova B1?

A prova B1 Cidadania Italiana, ou CILS B1 Cittadinanza, é um exame de proficiência na língua italiana no nível B1, instituída em 2018 pelo governo italiano como requisito obrigatório para obtenção da cidadania italiana por:

  • Casamento com cidadão italiano após 3 anos;
  • Tempo de permanência na Itália (no mínimo 10 anos).

Sendo assim, cônjuges de cidadãos italianos e estrangeiros residentes na Itália há muitos anos que desejam obter a cidadania italiana, precisam ser aprovados no teste.

No início de fevereiro, algumas mudanças foram estabelecidas na aplicação dessa prova, e é sobre isso que falaremos hoje! Siga a leitura!

1. O exame

O exame CILS B1 Cittadinanza avalia a capacidade de compreensão oral e escrita e  a produção oral e escrita, sendo uma prova completa que certifica se você possui conhecimento intermediário da língua italiana, sendo capaz de se comunicar com naturalidade no dia a dia na Itália. A intenção da exigência é que os novos cidadãos se integrem adequadamente, sem barreiras linguísticas.

Segundo o CEFR (Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas), uma pessoa nesse nível deve ser capaz de:

  • Entender os pontos principais quando usa a língua falada;
  • Lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo;
  • Produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que domina;
  • Descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições;
  • Explicar e justificar brevemente opiniões e planos.

As etapas da prova são:

1. Compreensão oral: avalia a capacidade de entender áudios em italiano, portanto ela é dividida em 2 atividades. Na primeira, o candidato ouve diferentes mini diálogos e deve escolher a opção correta, dentre 3, sobre o que foi dito. Na segunda, ouvindo outro áudio, o candidato deve reconhecer quais informações estão presentes ou não.

2. Compreensão escrita: avalia o entendimento de textos escritos em italiano. O candidato lê um texto e deve identificar quais informações do texto estão corretas ou incorretas.

3. Produção escrita: o candidato deve produzir um texto dissertativo-argumentativo de no mínimo 80 e no máximo 120 palavras.

4. Produção oral: o candidato deve interagir oralmente com um examinador em italiano, sendo uma breve apresentação pessoal por cerca de 2 minutos, e depois dar respostas sobre temas preestabelecidos, por cerca de 3 a 4 minutos.

2. Mudanças recentes na prova

Em fevereiro de 2024, a estrutura da prova B1 Cidadania passou por algumas mudanças significativas, principalmente nos formatos das atividades de compreensão oral e escrita.

Antes, as atividades exigiam que fossem identificados um número pré-definido de informações presentes nos áudios e textos. Agora, adotaram um formato similar ao “verdadeiro ou falso”.

Ou seja, na compreensão oral e escrita, o candidato recebe uma série de frases e deve reconhecer se cada frase está presente ou ausente nos áudios e textos, sem se prender a um número exato de ocorrências.

Essas mudanças tornaram as provas mais objetivas, além de permitir que a nova folha de respostas ficasse mais clara e fácil de preencher.

É importante ressaltar que, como a estrutura utilizada há anos foi modificada repentinamente, os candidatos precisam se atualizar para evitar confusão no dia da prova.

3. Datas e locais de aplicação

A prova B1 Cidadania ocorre em datas preestabelecidas durante o ano, simultaneamente em todos os países com locais credenciados. As datas confirmadas para 2024 são 15 de fevereiro, 11 de abril, 5 de junho, 18 de julho, 17 de outubro e 5 de dezembro.

O período de inscrição termina um mês antes de cada data. O exame tem custo de aproximadamente 800 reais e a taxa deve ser paga no ato da inscrição.

A prova pode ser realizada em centros credenciados pela Universidade italiana de Siena, presentes em diversos países. É possível consultar os endereços disponíveis no site oficial CILS da Universidade de Siena.

4. Considerações finais

Lembre-se de estudar o formato e a estrutura do exame em tempo hábil, para não ser surpreendido no dia do exame. Treine provas completas, cronometrando rigidamente a duração de cada atividade e descanse bem na noite anterior, chegando com antecedência e calma ao local da prova.

Certamente, a exigência do nível de proficiência no idioma é um grande desafio para quem deseja obter a cidadania. No entanto, com uma boa preparação e sendo motivado pelos inúmeros benefícios do sucesso, é possível passar por essa etapa com tranquilidade!

Conte com a Simonato para te orientar e conduzir todo seu processo de Cidadania Italiana do início ao fim, além de esclarecer quaisquer dúvidas sobre o exame B1!

Fale conosco!