Artigo

Até qual geração consegue cidadania italiana?

Até qual geração consegue cidadania italiana?

Quer saber até qual geração consegue cidadania italiana? Então você veio para o artigo certo.

A cada ano persiste a procura de brasileiros descendentes de italianos pelo reconhecimento da sua cidadania da Itália. Os motivos para buscar obter a condição de cidadão italiano são diversos, entre os quais as questões profissionais e educacionais.

Além disso, o passaporte italiano é considerado um dos mais poderosos do mundo, sendo permitida a entrada facilitada dos italianos em vários países.

Mas é comum aparecer uma dúvida ao ítalo-brasileiro: até qual geração consegue cidadania italiana?

Ou seja, explicando a pergunta em outras palavras, acontece bastante dos descendentes se perguntarem se têm direito à cidadania da Itália em virtude de o seu antepassado italiano ser um parente distante ou de muitas gerações atrás.

Por exemplo, há casos em que o interessado sabe muito pouco sobre o antepassado italiano, tendo apenas conhecimento pela sua família a respeito da descendência.

Confira a seguir informações a respeito do assunto.

Existe um limite de gerações para conseguir cidadania italiana?

Respondendo objetivamente à frequente dúvida, não há um limite geracional para a concessão da cidadania italiana.

Ou seja, mesmo que o seu antepassado italiano tenha vivido há muitas gerações atrás, você continuará tendo o direito de ser reconhecido como cidadão da Itália.

Desse modo, você – como filho, neto, bisneto, tataraneto ou com parentesco ainda mais distante de um italiano – terá o direito de solicitar a cidadania da Itália.

Apesar de esse fato ser surpreendente para muitos, é assim que dispõe a legislação italiana e o descendente pode usufruir dessa benesse para reconhecer sua condição de cidadão da Itália.

No entanto, é preciso atentar para um detalhe: o seu antepassado italiano se naturalizou brasileiro? Em caso positivo, é preciso saber se o nascimento do seu parente seguinte na árvore genealógica já havia nascido, para que você consiga reivindicar com êxito a sua cidadania.

Confira um vídeo produzido pela Simonato Cidadania que trata do assunto.

Como montar sua árvore genealógica italiana

Para iniciar a montagem da árvore genealógica italiana, o descendente deve começar a listar quem são seus parentes conhecidos que têm descendência da Itália.

Por exemplo, caso sua família paterna seja descendente de italianos, comece a listar todos os seus antepassados (conhecidos, nesse processo, como antenatos) até chegar ao que nasceu na Itália.

Para conseguir reunir tais informações, peça aos seus familiares que compartilhem as informações que possuem a respeito dos parentes italianos e de todos aqueles que figuram na árvore genealógica até chegar a você.

Nesse sentido, é interessante que você consiga reunir datas, como dia de nascimento, casamento e óbito para que vá montando sua árvore genealógica com informações completas, conseguindo obter com mais facilidade os documentos que se façam necessários.

Desse modo, você conseguirá demonstrar perante as autoridades italianas a sua árvore genealógica e a partir de quem o direito à cidadania italiana lhe foi transmitida através das gerações.

Em caso de dificuldades, você poderá buscar informações em sites na internet e localizar documentos até mesmo na Itália, a partir de buscas familiares, podendo contratar para isso assessorias competentes como a da Simonato Cidadania.

Jus Sanguinis

Para entender melhor o motivo pelo qual o direito à cidadania italiana não tem limite geracional é interessante conhecer a figura do jus sanguinis.

O jus sanguinis seria uma expressão que, em português, significa algo próximo de “direito de sangue”.

Nesse sentido, a cidadania italiana é transmitida como se fosse uma corrente, de pai para filho. Por isso, o direito de ser cidadão da Itália não se restringe a número determinado de gerações, vez que considera o critério da descendência como determinante.

Por conseguinte, entende-se que o direito à cidadania italiana consiste no vínculo existente entre o ítalo-brasileiro e seu antepassado italiano, que escolheu o Brasil como lugar para viver e constituir família.

Para entender melhor a diferença entre Jus Solis e Jus Sanguinis, leia um artigo da Simonato Cidadania que trata do assunto.

Quem tem direito à cidadania italiana?

O descendente de italianos possui direito à cidadania italiana, conforme o critério do jus sanguinis explicado acima, independente do grau de parentesco ou limite geracional.

Estima-se que, no Brasil, há milhões de pessoas aptas a solicitar a cidadania italiana, uma vez que houve grande imigração de italianos para o país.

Além do critério de descendência, também é possível obter o direito à cidadania a partir do casamento com um italiano, bem como pela residência em território italiano por determinado período de tempo a depender do caso concreto.

A solicitação em razão da descendência ocorre com frequência, em razão da numerosa comunidade de ítalo-brasileiros existente no Brasil.

Confira mais sobre o assunto lendo um artigo acerca do tema, disponível no site da Simonato Cidadania. Clique aqui!

Conclusão

Existe, em muitos ítalo-brasileiros, a vontade de reconhecer a sua cidadania italiana. Por vezes, os descendentes ouvem acerca da possibilidade de ter a condição de cidadão da italiana reconhecida, porém pensam não ser possível, em razão de seu antepassado italiano ser distante.

Como visto, não há limite geracional quanto ao direito de obter a nacionalidade italiana. Desse modo, mesmo que o antenato italiano seja o seu bisavô, tataravô ou alguém com parentesco ainda mais distante, é possível que você solicite sua cidadania.

Isso ocorre em razão de a Itália adotar o Jus Sanguinis para definir quem possui direito à cidadania italiana. Ou seja, é como se existisse uma corrente desde o seu antenato italiano até você que foi transmitindo a nacionalidade italiana a cada geração.

Para requerer a cidadania, talvez você precise solicitar documentos antigos que existem apenas na Itália, bem como resolver procedimentos juntamente a órgãos e autoridades italianas.

Pensando em facilitar esse processo, a Simonato Cidadania oferece assessoria especializada no reconhecimento da cidadania italiana, auxiliando o interessado em seu requerimento e no passo a passo até que ele consiga sua nacionalidade da Itália. Conheça mais sobre o trabalho da Simonato Cidadania clicando aqui.