Artigo

Análise de documentos para a cidadania italiana

Análise de documentos para a cidadania italiana

Quando você inicia a trajetória de montagem e estruturação das certidões que compoem a pasta para Reconhecimento da Cidadania Italiana, é comum encontrar documentos muito antigos e conforme vai se gerando novas gerações os erros vão se acentuando e podem passar de pequenos erros para alguns pontos muito mais evidenciados como um problema que pode gerar o insucesso do reconhecimento de cidadania italiana.

Esses detalhes precisam ser tecnicamente analisados para evitar que possam comprometer o sucesso do reconhecimento através do Consulado ou através dos Tribunais italianos.

Uma análise cuidadosa dos seus documentos, feita por profissionais especializados, é fundamental e com certeza pode ser definitiva para a garantia de um processo bem-sucedido.

Continue a leitura e entenda porquê!

A Análise de Documentos para a Cidadania Italiana é muito importante e exige cautela, por ser um passo determinante para a continuidade do processo. A partir deste momento, serão identificadas os pontos relevantes que terão que serem retificadas ou seja, as correções a serem feitas para que os documentos contem a real história da imigração que ocorreu dando origem a essa família podendo assim serem traduzidos, apostilados e, enfim, aceitos sem advertências no órgãos competentes onde ocorrerá o reconhecimento da cidadania italiana.

Alguns dos problemas que podem ser encontrados nas certidões são:

    Alterações de datas;

•     Erro na grafia ou “aportuguesamento” de nomes;

•     Erros nos sobrenomes, ou erros na grafia desses sobrenomes;

•     Erros nos locais de nascimentos nas certidões;

•     Erros de estado civil e etc.

As informações contidas nas certidões de todos os ascendentes da linha de sucessão devem estar em plena concordância entre si, principalmente no que diz respeito a nomes, sobrenomes, datas e locais de nascimento, já que informações contraditórias podem tirar a elegibilidade da linha de descendência.

Desta forma precisamos explicar que tais retificações podem ser realizadas de duas formas propriamente ditas;

- Formato Administrativo: Este formato é realizado diretamente nos cartórios Brasileiros onde encontra-se as certidões, e deve ser feito usando o efeito cascata partindo sempre do documento mais antigo para os mais recentes, porém neste formato é preciso entender que os cartórios só estão autorizados a corrigir erros simples de grafia e não se pode adicionar nenhum nome ou sobrenome, ficando refém da avaliação do oficial cartorário que irá definir se fará ou não as retificações apontadas pelo solicitante, e quanto a isso cabe informar que tal decisão está pautada ao artigo 110 da lei 6.015/73 que rege o registro civil brasileiro.

- Formato Judicial: Este formato é realizado através do Ministério público e deve ser requerido com o auxílio de um advogado especializado que entenda sabiamente os pontos a serem requeridos e encaminhados para que um juiz do MP possa aprovar as retificações que foram solicitados por esse advogado. Neste formato é permitido solicitar uma ampla correção em todos os pontos que se julgar necessário para o sucesso do reconhecimento de cidadania italiana.

Para que você não perca tempo com questões burocráticas e que muitas vezes não são do conhecimento popular o ideal é contratar uma assessoria como a Simonato desta forma você terá segurança de que todo o seu processo está sendo realizado com segurança e com responsabilidade visando o sucesso do seu reconhecimento de cidadania italiana.

Nossos serviços funcionam da seguinte forma:

1º passo: O primeiro ponto é desejar investir no seu sonho de reconhecimento de cidadania italiana e com isso achar uma assessoria de confiança para te auxiliar em todo esse processo;

2º passo: Após entender que você deseja investir no seu sonho precisa iniciar a localização dos documentos que irá compor a pasta e para isso em alguns casos é necessário contratar uma pesquisa genealógica com a finalidade de localizar as certidões do seu processo;

3º passo: reunir todas as certidões brasileiras que compõem o processo no formato INTEIRO TEOR DIGITADO, e em conjunto com isso conseguir uma certidão italiana de nascimento e casamento do “Antenato” italiano devidamente apostilada;

A partir daqui com os documentos em mãos iniciamos a preparação da pasta que consistem em vários passos para que tudo aconteça com êxito.

Você pode entrar inclusive se inscrever no nosso canal onde terá acesso gratuito a todo conteúdo que dispomos para você entender melhor a esse respeito.

A Simonato já concluiu mais de 1600 famílias reconhecidas italianas com seu passaporte europeu. Trabalhamos com todos os formatos de processos.